ULLYSSES SIMPSON GRANT nasceu no dia 27 de abril de 1822 na cidade de Ponto Agradável (Point Pleasant), Estado do Ohio, Estados Unidos. Morreu no dia 23 de julho de 1885 na cidade de Wilton, Estado de Nova York. Em 1845, saiu da escola militar do Ponto Oeste para participar da guerra contra o México. Mas três anos depois pediu demissão do exército para iniciar as atividades de comércio de couro. No princípio da Guerra Civil Americana, engajou-se no exército nortista.
Após tornar-se comandante do 21.º regimento de voluntários do Estado do Illinois, foi promovido a general. Lutou com o exército federado na cidade de Belmont, distinguindo-se pela tomada de bases importantes do exército sulista. Em 1863, apoderou-se da cidade de Vicksburg e restabeleceu a navegação no Rio Mississipi. Nomeado comandante de todas as forças nortistas do oeste, emendou importantes vitórias. Em 1864, tomou a importante cidade de Richmond no Estado da Virgínia. Com isso, conseguiu a rendição do general Robert Lee, o comandante das forças sulistas.
A assinatura da rendição aconteceu na cidade de Appomattox no mesmo estado. Depois de se consagrar à reorganização do exército, elegeu-se presidente da república em 1868. Conseguiu a reeleição em 1872. Embora pessoalmente honesto, rodeou-se de políticos e financistas corruptos. Assim, distribuiu cargos aos favoritos para reforçar o poder político. Com isso, suscitou no Partido Republicano uma oposição que tornou impossível a pretendida terceira eleição para o cargo máximo do país. Mais tarde, arruinado, passou a receber uma pensão do Congresso Nacional. Como escritor, deixou para a posteridade o livro “Memórias Pessoais”, no qual conta em detalhes da sua vida militar.