bio1História

26/01/2021 — Já está nas livrarias a obra “Alexander Hamilton”. Escrita pelo historiador Ron Chernow, trata-se de uma biografia minuciosa do advogado e economista, considerado, ao lado do John Adams, do Benjamim Franklin, do Thomas Jefferson e do George Washington, um dos pais fundadores dos Estados Unidos. Com a formação do estado federal — união das treze colônias americanas —, ele se tornou o primeiro secretário do tesouro. O autor da biografia reconstrói de forma meticulosa a trajetória do grande arquiteto do sistema econômico e financeiro da nação americana. O livro serviu de inspiração para a produção de um musical no circuito de teatros da Broadway em Nova York. O espetáculo já fez US$ 400 milhões nas bilheterias

Hamilton
ALEXANDER HAMILTON nasceu no dia 11 de janeiro de 1755 na Cidade de Charles, Ilha de Nevis, Antilhas. Morreu no dia 12 de julho de 1804 na cidade de Nova York. Ainda criança, mudou-se com a família para os Estados Unidos, fixando-se na Cidade Elizabeth, na Nova Jersey. No exército revolucionário durante a Guerra da Independência ocupou os postos de tenente-coronel e de conselheiro privado do general George Washington. Terminado o conflito, elegeu-se em 1782 para o Congresso Nacional. No parlamento, iniciou a campanha para um governo representativo e fortemente centralizado. Com o livro “Papéis Federalistas”, contribuiu para a elaboração da Constituição Federal do país. Chefe do Partido Federalista, cacifou-se para o cargo de secretário do Departamento do Tesouro em 1789. 

20210201bOrganizou o Banco Nacional e propôs um sistema fiscal no qual tudo seria solucionado através de iniciativas capitalistas. Embora fosse muito influente na política americana, não conseguiu levar o presidente John Adams a uma guerra contra a França. As concepções políticas e econômicas dele, segundo os analistas, parecem ser mais compatíveis com a natureza das sociedades capitalistas modernas. A eleição do Thomas Jefferson para presidente em 1801 marcou o declínio político do Hamilton. Em 1804, desafiado para um duelo pelo adversário político Aaron Burr, morreu durante a luta. Passou para a história com um dos “pais” na nação americana.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados