antonio de padua1Antônio

FERNANDO DE BULHÕES y TAVEIRA DE AZEVEDO nasceu no dia 15 de agosto de 1195, na cidade de Lisboa, capital de Portugal. Morreu no dia 13 de junho de 1231, na cidade de Pádua. Fez os primeiros estudos na Igreja de Santa Maria Maior (hoje Catedral da Sé de Lisboa). Ingressou mais tarde, por volta de 1210 ou 1211, como noviço, na Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, no Mosteiro de São Vicente de Fora. Permaneceu ali por três anos. Depois, com 18 ou 19 anos, entrou no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.

Naquele tempo, esse mosteiro era um importante centro de cultura medieval e eclesiástica da Europa. Na instituição, realizou os estudos em Direito Canônico, Filosofia e Teologia. A decapitação de cinco franciscanos no Marrocos, com a vinda dos restos mortais deles em 1220 para Coimbra, o fez abraçar o espírito da evangelização e trocar a Regra do Santo Agostinho pela Ordem do São Francisco, recolhendo-se no Eremitério dos Olivais de Coimbra. Adotou, a partir daí, o nome de Antônio. Pouco depois, decidiu deslocar-se até o Marrocos em ação de evangelização. Mas, acometido por grave doença, voltou por obrigação para Portugal.

No regresso, uma forte tempestade arrastou o barco para as costas da Sicília. Na Itália, notabilizou-se como exímio teólogo e grande pregador. Em 1222, na cidade de Forli, dissertou para religiosos franciscanos e dominicanos de forma tão fluente e admirável que o Provincial da Ordem o destinou de imediato à evangelização e à difusão da doutrina. Fixou-se, então, na cidade de Bolonha, onde se dedicou ao ensino da teologia e à pregação, principalmente contra as heresias dos cátaros, patarinos e valdenses. Seguiu depois para a França, com o objetivo de pregar contra os albigenses. Em 1225, pregou na cidade de Toulouse. Na mesma época, recebeu a guarda do Convento de Puy-en-Velay e teria igualmente tomado conta da Província de Limoges, por escolha dos frades.

Dois anos mais tarde, instalou-se na cidade de Marselha, mas brevemente seria escolhido para Provincial da Romanha, na Itália. Em 1228, deslocou-se para as cidades de Ferrara, Bolonha e Florença. Durante o ano de 1229, as pregações do Antônio dividiram-se entre as cidades de Varese, Bréscia, Milão, Verona e Mântua. Esta atividade o absorvia de tal maneira que passou a dedicar-se exclusivamente a ela. Em 1231, após contatos com o Papa Gregório IX, regressou à cidade de Pádua, onde morreu precocemente, no mesmo ano, com 36 anos de idade. Os restos mortais dele repousam na Basílica de Pádua, construída em sua memória. Foi canonizado no dia 30 de maio de 1232 por decreto do Papa Gregório IX, com festa litúrgica para todo dia 13 de junho. É padroeiro de Portugal e dos casais de namorados.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados