Caracciolo

ASCÂNIO FRANCESCO CARACCIOLO nasceu no dia treze de outubro de 1563, na cidade de Nápoles, então capital do Reino de Nápoles, Península Itálica. Morreu no dia quatro de junho de 1608, na cidade de Agnone. A sua história religiosa decorre de uma coincidência. Antes de assumir os votos religiosos, morava próximo à Congregação dos Brancos da Justiça, ordem que se dedicava a assistir pessoas condenadas à morte. Nessa congregação havia um sacerdote de nome idêntico ao seu. Assim, uma carta endereçada ao sacerdote chegou, por acaso, às suas mãos.

Na missiva, o venerável Agostinho Adorno solicitava a colaboração do sacerdote para a fundação de uma nova ordem religiosa. O jovem Caracciolo não imaginava que tinha vocação apostólica. Mas, pensando ser com ele o problema, fundou a Ordem dos Clérigos Menores Regulares. Introduziu na ordem um quarto voto, além dos três comuns de pobreza, castidade e obediência. Esse quarto voto foi o de não aceitar nenhuma dignidade eclesiástica. Mas a sua fé e boa vontade foram recompensadas. Ao celebrar o primeiro capítulo geral da ordem, obrigou-se a aceitar o cargo de prelado geral.

Isso possibilitou o estabelecimento da sua ordem em Roma, na Igreja de Santa Inês, na Praça Navona. Depois de terminar o mandato, dirigiu-se à Espanha para fundar uma casa religiosa na cidade de Valladolid. Ainda exerceu outras funções e atividades religiosas. Talvez seja por isso que enfraqueceu-se, acabando por morrer com apenas 45 anos de idade. No processo de canonização, a igreja teria comprovado diversos milagres realizados por ele, entre os quais a cura de um aleijado. Foi beatificado no dia quatro de junho de 1769 pelo Papa Clemente XIV. A canonização aconteceu em 24 de maio de 1807 por decreto do Papa Pio VII. Por ter nascido na cidade, transformou-se no co-padroeiro de Nápoles.

20200604a


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados