Luís Gonzaga

LUÍS GONZAGA nasceu no dia nove de março de 1568, na cidade de Castiglione delle Stiviere, Região da Lombardia, Itália. Morreu no dia 21 de junho de 1591, na cidade de Roma. Era filho do Ferrante Gonzaga, um nobre de grande posses. O pai desejava que ele seguisse a carreira militar. Por isso, desde os cinco anos, vestia-o com couraça, escudo, capacete, cinturão e espada, fazendo-o marchar para que ele tomasse gosto por essa atividade. Mas o garoto não respondeu à vontade paterna.

Com dez anos de idade, colocou-se na função de pajem do grão-duque da Toscana. Assim, foi enviado à cidade de Florença, onde, pela primeira vez, pensou em seguir a carreira religiosa. Também foi pajem do infante Dom Diego, príncipe das Astúrias. Nessa condição, viajou para a Espanha, onde passou a estudar filosofia e a ler livros de autores cristãos. Fez a primeira comunhão com doze anos. Nessa ocasião, decidiu aderir à ordem da Companhia de Jesus, fato que só veio a acontecer dois anos depois, após receber a autorização do pai. Assim, renunciou ao título de marquês e aos bens que herdaria do pai.

Começou, então, o noviciado na ordem sob a orientação do padre Roberto Belarmino, que, mais tarde, tornar-se-ia santo. Luís Gonzaga se destacou no trabalho de defesa dos mais humildes e dos doentes, sobretudo em 1590, quando uma epidemia atingiu a cidade de Roma. Por causa disso também ficou doente, vindo a falecer precocemente com 23 anos de idade. Pelo trabalho realizado em prol da igreja, recebeu a beatificação no dia 19 de outubro de 1605, num ato assinado pelo papa Paulo V. O processo de canonização finalizou-se em 1726, quando, no dia 31 de dezembro, o papa Bento XIII assinou o decreto que o tornava santo. Fixou-se o dia 21 de junho para a festa litúrgica. É considerado o patrono da juventude.

20200621a


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados