Prokhorov
ALEKANDR PROKHOROV nasceu no dia onze de julho de 1916 na cidade de Atherton, Província de Queensland, Austrália. Morreu no dia oito de janeiro de 2002 na cidade de Moscou, capital da Rússia. Foi laureado com o Prêmio Nobel de Física em 1964. Migrou para a Rússia ainda pequeno, adquirindo a cidadania ao completar dezoito anos. Graduou-se em física na Universidade de São Petersburgo em 1939. Depois, passou a trabalhar no Instituto de Física de Moscou. Lá, ele começou a estudar os problemas da propagação de ondas de rádio. Em junho de 1941, foi mobilizado pelo Exército Vermelho.
Depois de ferir-se duas vezes na Segunda Guerra Mundial, conseguiu do governo a desmobilização. Voltou assim para o laboratório de oscilações do Instituto de Física de Moscou. Suas atividades a partir daí focaram nas oscilações não-lineares. Descobriu que nessas oscilações, a relação entre a força e o deslocamento não é proporcional, o que resultava em comportamentos complexos e imprevisíveis. Os estudos conduziram à construção de osciladores e amplificadores baseados no princípio dos MASER (Amplificação de Micro-ondas por Emissão Estimulada de Radiação). Esse princípio é a base para o funcionamento de dispositivos que produzem radiação eletromagnética coerente, incluindo os lasers. Esse trabalho valeu a ele o Prêmio Nobel de Física em 1964.
Referência
LASER é um acrônimo inglês para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation. Em português signiifica amplificação de luz por emissão estimulada de radiação. Trata-se de um dispositivo que produz radiação eletromagnética com características muito especiais. É monocromática, pois possui comprimento de onda muito bem definido. É coerente, pois todos os fótons que compõem o feixe emitido estão em fase. É colimada, pois se propaga como um feixe de ondas praticamente paralelas. As aplicações práticas do LASER são diversas. Na medicina, por exemplo, é usado em cirurgias, tratamentos de pele, oftalmologia e outras especialidades.