01Onnes

HEIKE KAMERLINGH ONNES nasceu no dia 21 de setembro de 1853 na cidade de GroningenHolanda. Morreu no dia 21 de fevereiro de 1926 na cidade de Leiden. Filho de um fabricante de tijolos, ingressou em 1870 na universidade da cidade natal, onde graduou-se em ciências. No ano seguinte, recebeu uma medalha de ouro numa competição patrocinada pela Faculdade de Ciências Naturais de Utrecht. Entre 1882 e 1923, serviu como professor de física experimental na Universidade de Leiden. Nessa instituição realizou todas suas experiências científicas.

Em 1904, fundou um grande laboratório de criogenia e convidou outros cientistas para o local. Foi o pioneiro nas técnicas de refrigeração, usando-as para explorar a forma como os materiais se comportam quando resfriados a quase zero absoluto. Também foi o primeiro a liquefazer o gás hélio. A produção de extremas temperaturas criogênicas o levou em 1911 à descoberta da supercondutividade: para certos materiais, a resistência elétrica de repente desaparece a temperaturas muito baixas. Por esse trabalho, faturou em 1913 o Prêmio Nobel de Física. Deixou diversos trabalhos publicados, nos quais expõe os resultados das suas pesquisas.

Hélio

HÉLIO um gás monoatômico, incolor e inodoro. Tem o menor ponto de evaporação de todos os elementos químicos. Só pode ser solidificado sob pressões muito grandes. É o segundo elemento químico em abundância no universo, atrás do hidrogênio. Mas na atmosfera terrestre encontram-se apenas traços, provenientes da desintegração de alguns elementos. Em alguns depósitos naturais de gás é encontrado em quantidade suficiente para a exploração. É comumente usado para o enchimento de balões e dirigíveis, como líquido refrigerante de materiais supercondutores criogênicos e como gás engarrafado para mergulhos de grande profundidade. A utilização do hélio na supercondutividade começou a ser estudada no início do Século 20 pelo físico holandês Heike Onnes.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados