a-becquerel1Antônio Becquerel

ANTOINE CESAR BECQUEREL nasceu no dia 7 de março de 1788, na localidade de Châtillon-Coligny, Loiret, França. Morreu no dia 18 de janeiro de 1878, na localidade de Châtillon-sur-Loing, Paris.

Foi aluno da Escola Politécnica de Paris e serviu como engenheiro no exército francês. Abandonou a farda para estudar com André-Marie Ampère e Jean-Baptiste Biot o magnetismo, a eletrocondutividade e, especialmente, a eletroquímica. Em 1873, tornou-se professor de física do Museu de História Natural. A importância das suas pesquisas na ciência da eletricidade e da eletroquímica, da qual foi um dos precursores, foi reconhecida pela Sociedade Real da Inglaterra com a Medalha de Copley em 1837.

Foi o descobridor da piezeletricidade — a capacidade de alguns cristais gerarem tensão elétrica por resposta a uma pressão mecânica. Idealizou também a pilha de dois líquidos e inventou a pilha fotovoltaica. Obteve o alumínio, o silício, o enxofre, o iodo cristalizado, os sulfuretos metálicos e os fosfatos terrosos e metálicos pela aplicação da ação elétrica lenta. Foi o responsável também por estudos de grande utilidade para a telegrafia. Os principais dos inúmeros trabalhos científicos que publicou são: “Tratado da Eletricidade e do Magnetismo” (1840), “Elementos da Eletroquímica” (1843), “Tratado Completo do Magnetismo” (1845) e “Elementos da Física Terrestre e de Meteorologia” (1847). Em seus últimos anos de vida se dedicou a estudos sobre as forças eletrocapilares e sua ação nos campos fisiológico e meteorológico.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados