01Raman

CHANDRASEKHARA VENKATA RAMAN nasceu no dia sete de novembro 1888 na cidade de Tiruchirappalli, Estado de Tamil Nadu, Índia. Morreu no dia 21 de novembro de 1970 na cidade de Bangalore. Filho de um professor de matemática, desde cedo se interessou por essa matéria. Mas ainda quando cursava o colégio ganhou a primeira medalha de ouro em física. Bastante precoce, tornou-se mestre na matéria com 19 anos. Depois disso, passou a dar aulas nas principais instituições escolares da Índia.

Paralelamente à vida acadêmica começou a desenvolver pesquisas. Descobriu que quando a luz atravessa um material transparente, parte dela em desvio muda o comprimento de onda e amplitude. Este fenômeno, chamado num primeiro momento de “Espalhamento Raman” foi posteriormente batizado pelo mundo científico de “Efeito Raman”. Pela descoberta ganhou em 1930 o Prêmio Nobel de Física. Tornou-se o primeiro do continente asiático a receber a láurea por feitos científicos. Depois, o sobrinho dele — o Subramanyan Chandrasekhar — ganharia também o Nobel de Física em 1983.

Efeito Raman

O EFEITO RAMAN é a dispersão inelástica dos fótons pela matéria. Isso significa que há uma troca de energia e uma mudança na direção da luz. Normalmente, há o envolvimento da energia vibracional obtida por uma molécula à medida que os fótons incidentes de um laser visível são deslocados para uma energia mais baixa. O efeito é explorado por químicos e físicos para informações sobre diversos materiais. Muitas outras variantes do Efeito Raman permitem que a energia rotacional seja examinada se forem usadas amostras de gás. Os analisadores de gases na aplicação do efeito tem muitas aplicações práticas. São utilizados por exemplo na medicina para monitorar em tempo real as misturas de gases anestésicos respiratórios durante cirurgias.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados