ludwig-boltzmann in1Boltzmann

LUDWIG EDUARD BOLTZMANN nasceu no dia 20 de fevereiro de 1844, na cidade de Viena, Áustria. Morreu no dia 5 de setembro de 1906,na localidade de Duino-AusirinaFísico, conhecido pelo trabalho nos campo da termodinâmica estatística. É considerado junto com Josiah Willard Gibbs e James Clerk Maxwell como o fundador da mecânica estatística. Foi defensor da teoria atômica, numa época em que esta era bem controversa. Em 1863, iniciou os estudos em física na Universidade de Viena.

Em 1866, terminou o doutoramento na mesma universidade, com uma tese sobre teoria cinética de gases, sob a supervisão do Joseph Stefan. No ano seguinte, conseguiu a nomeação para docente na universidade e, em 1869, de professor na Universidade de GrazEm 1873, voltou à Universidade de Viena, depois de ser nomeado professor de matemática, permanecendo por lá até 1876. Em 1876, foi nomeado professor de física experimental na Universidade de Graz.  Nesta cidade, viveu 12 anos felizes em que desenvolveu os conceitos estatísticos da natureza. Em 1885, foi nomeado membro da Academia de Ciências Imperial Austríaca e, em 1887, assumiu o cargo de presidente da Universidade de Graz.

Em 1890, foi nomeado professor de física teórica na Universidade de Munique, Alemanha, mas, em 1893, voltou para Viena, ao ser nomeado sucessor do seu orientador Joseph Stefan na cátedra de física teórica desta universidade. Na capital austríaca,  teve conflitos com alguns dos seus colegas, em particular com Ernst Mach, que havia sido nomeado professor de filosofia e história das ciências em 1895. Por isso, em 1900, mudou-se para a Universidade de Leipzig, Alemanha. No entanto, em 1902, devido a problemas de saúde, teve de retornar a Viena, onde, além de física, ensinou filosofia. Suas aulas eram tão populares que, apesar de as ministrar no maior auditório da universidade, havia pessoas que não conseguiam lugar. Não obstante o sucesso sofria de enorme instabilidade emocional, alternando fases de depressão com outras de enorme excitação ou irritação. Em 5 de Setembro de 1906, enquanto passava as férias de verão em Duino, próximo de Trieste, cometeu suicídio num ataque depressivo.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados