van der waals1Waals

JOHANNES DIDERIK VAN DER WAALS nasceu no dia 23 de novembro de 1837, na cidade de Leiden, Holanda. Morreu no dia oito de março de 1923, na cidade de Amsterdã.

Era o mais velho dos dez filhos de um carpinteiro. Antes de enveredar pela pesquisa científica, foi professor e diretor de uma escola secundária da cidade de Haia. Na faculdade, formou-se em Matemática e em Física. Autodidata, ganhou notoriedade com o trabalho “Sobre a Continuidade dos Estados Líquido e Gasoso” em 1873. Com esse trabalho, alcançou o grau de doutor na Universidade de Leiden. Depois, tornou-se professor de Física nas cidades de Deventer e Haia.

Em 1877, ganhou a nomeação para a cátedra de Física da Universidade de Amsterdã, onde permaneceu até 1907. Mais tarde, em 1910, tornou-se membro estrangeiro da Academia de Ciências da França. Neste mesmo ano, conquistou o Prêmio Nobel de Física. Sua grande contribuição para a ciência foi o estudo dos gases e líquidos, chegando a uma teoria sobre as forças de coesão entre as moléculas nesses estados. Tais forças constituem as chamadas “forças de Van der Waals”. Partindo dessa teoria, ele chegou a uma equação geral dos gases e líquidos, estudo que também leva o seu nome. Suas conclusões foram fundamentais para a medição do zero absoluto na temperatura. Deixou ainda relatos de pesquisas acerca da dissociação eletrolítica, uma teoria termodinâmica da capilaridade e da lei das misturas binárias.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados