THOMAS JOHANN SEEBECK nasceu no dia nove de abril de 1770, na cidade de Reval (atual Tallinn), Estônia. Morreu no dia 10 de dezembro de 1831, na cidade de Berlim, Alemanha. Embora nascido na Estônia, território então controlado pela Rússia, fez toda a carreira na Alemanha. Filho de uma família abastada, estudou em Berlim e Göttingen. Formou-se em Medicina em 1802, mas se dedicou principalmente a pesquisas na área da Física. Era amigo do Johann Goethe, com quem trabalhou em Iena numa teoria a respeito das cores. Em 1821, descobriu a termeletricidade ao estudar as leis desse fenômeno, aplicando-o na medição das temperaturas.
A partir dessas experiências, inventou a pilha termelétrica. Realizou experiências a respeito do poder que possuem certas substâncias de mudar o plano de polarização da luz. Também lhe é atribuído a descoberta da ação despolarizante do açúcar. Foi membro da Academia de Ciências de Berlim e se notabilizou por descobertas nos campos da Óptica e da Eletricidade. Deixou grande número de anotações, publicadas especialmente pelo jornal de Schweiger e nas Memórias da academia. A termoeletricidade estuda fenômenos de transformação direta de energia térmica (gradiente de temperatura) em energia elétrica e vice versa. Modernamente, a energia elétrica produzida pelas usinas termelétricas é obtida através da queima de petróleo, carvão mineral, gás natural ou outros combustíveis. É utilizada, por exemplo, em satélites.
Efeito
Seebeck
É a produção de uma diferença de potencial (tensão elétrica) entre duas junções de condutores (ou semicondutores) de materiais diferentes quando elas estão em diferentes temperaturas (força eletromotriz térmica). É o reverso do Efeito Peltier, a produção de um gradiente de temperatura em duas junções de dois condutores (ou semicondutores) de materiais diferentes quando submetidos a uma diferença de potencial (tensão elétrica) em um circuito fechado (consequentemente, percorrido por uma corrente elétrica). Estes dois efeitos podem ser também considerados como um só e denominado de Efeito Peltier-Seebeck ou efeito termelétrico. Esse efeito é devido a dois fenômenos: difusão de portadores de carga e arrastamento fônon (quase-partícula que designa um quantum de vibração em um retículo cristalino rígido).