edward-appleton1Appleton

EDWARD VICTOR APPLETON nasceu no dia 6 de setembro de 1892, em Bradford, Inglaterra. Morreu no dia 21 de abril de 1965, em Edimburgo, Escócia.

Estudou na Universidade de Cambridge. Após servir na Primeira Guerra Mundial, retornou à universidade como membro do Laboratório Cavendish. Em 1924, foi designado para lecionar física no King´s College de Londres. Ficou conhecido então por suas pesquisas sobre a propagação de ondas eletromagnéticas e sobre as características da ionosfera. Conseguiu medir sua altitude e descobriu nela uma segunda camada, que passou a ser conhecida como Camada Appleton.

Essa descoberta foi muito importante para a transmissão de ondas de rádio e para o desenvolvimento do radar. Em 1936, retornou à Universidade de Cambridge como professor de filosofia natural. Posteriormente, assumiu o cargo de secretário do governo no Departamento de Pesquisa Científica e Industrial. Em 1947, por suas descobertas, foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física. Em 1949, foi nomeado vice-chanceler da Universidade de Edimburgo, na Escócia, cargo que ocupou até morrer. Antes, porém, por sua contribuição para a humanidade, recebeu o título de Cavaleiro do Império Britânico das mãos da rainha Elizabeth II.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados