01Ivanhoé
Para quem quer conhecer do estado inglês nos primórdios, uma fonte inspiradora está no livro “Ivanhoé”. Lançado originalmente em 1820, o romance histórico do autor Walter Scott detalha a inimizade política entre os saxões subjugados e os dominadores normando-franceses durante o reinado do Ricardo Coração de Leão no Século 17. Wilfred de Ivanhoé, um corajoso cavaleiro saxão, retorna das Cruzadas para ajudar o rei a recuperar o trono, coroa usurpada pelo irmão dele, o Príncipe João. Nesse empreendimento, o cavaleiro conta com o auxílio de muitos outros personagens tanto históricos como imaginários.

Nesse contexto, é fundamental até o famoso fora da lei mitológico Robin Hood. A narrativa avança através de três confrontos de proporções épicas: um torneio de cavaleiros, um cerco a um forte castelo e o resgate de uma heroína. Cada caso envolve conflitos sangrentos. Em outros momentos, elementos do romance gótico prevalecem. Mas, por mais que se deleite com a aventura e a vitalidade da cavalaria, o autor também critica sutilmente os conflitos. Com foco na Inglaterra medieval, o “Ivanhoé” sinalizou uma mudança em relação à temática escocesa dos romances anteriores de capa e espada. Além de empolgar leitores e escritores posteriores, o livro também foi pioneiro do gênero romance histórico.

Personagens

IVANHOÉ — considerado um dos maiores cavaleiros ingleses, foi para a Palestina lutar contra os muçulmanos.
BRIAN DE BOIS — templário, grande conquistador e guerreiro.

CEDRIC — um dos últimos líderes saxões governantes da Inglaterra, pai do Ivanhoé.
ISAAC — judeu, possui muito dinheiro e é odiado por todos.
RAWENA — princesa de origem saxã, considerada a última que possui o verdadeiro sangue do rei Alfredo.

Scott

WALTER SCOTT nasceu no dia quinze de agosto de 1771 e morreu no dia 21 de setembro de 1832 na cidade de Edimburgo, capital Escócia, Reino Unido. Filho de nobres poderosos, teve uma educação esmerada. Mas também teve muitos problemas na infância por causa da doença poliomielite. Começou a escrever profissionalmente com 25 anos ao transpor para o inglês obras de escritores alemães. Como autor iniciou a carreira na poesia. O primeiro sucesso como romancista histórico aconteceu em 1814 com o lançamento do romance “Waverley”. No total deixou para a posteridade 21 romances, com destaque para o “Rob Roy (1818), o “Ivanhoé” (1820) e o “O Abade” (1820). Pela contribuição para a cultura britânica recebeu o título honorífico de “cavaleiro do reino”.

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados