Moicanos

O ÚLTIMO DOS MOICANOS foi lançado originalmente em 1826. Passou para a história e se tornou um clássico. A primeira versão cinematográfica aconteceu em 1920. Depois vieram outras três em 1936, 1975 e 1992. A cena principal do romance é o massacre do Forte Henry no território de Nova York durante a Guerra Franco-Indígena. Esse é o evento histórico em torno do qual o autor James Fenimore Cooper desenvolve uma trama irresistível de aventura selvagem. Valendo-se do gênero americano da narrativa do cativeiro dos índios, ele cria um modelo para grande parte da ficção popular do seu país, com destaque para o faroeste.

O aventureiro Natty Bompo já havia sido apresentado como um velho no romance “Os Pioneiros” de 1823. Agora, ele figura na meia-idade com o nome Olho de Falcão, um explorador a serviço dos britânicos. Leva com ele dois companheiros índios, o Chingachgook e o filho Uncas. Tendo encontrado as mocinhas Cora e Alice Munro, filhas de um oficial britânico, os três passam o restante do romance salvando-as do cativeiro. Após isso, as acompanham na liberdade e as protegem pela selva adentro. As políticas sociais do autor são conservadoras. Ainda que a narrativa levante a possibilidade de um romance entre o índio Hawkeye e a branca Cora, a perspectiva se frustra. Ao lado disso, o James Fenimore Cooper lamenta a destruição da floresta e dos índios.

02Filme 1992
A versão cinematográfica de 1992 é a última — e melhor — do romance “O Último dos Moicanos”. O filme teve a direção do Michael Mann. Para os papéis centrais, o diretor escalou o britânico Daniel Day-Lewis para viver o índio Hawkeye e a Madeleine Stowe para interpretar a mocinha Cora Munro. No elenco ainda estão o Russell Means (Chingachgook), o Eric Schweig (Uncas) e a Jodhi May (Alice Munro). Não há informações sobre as bilheterias mundiais. De acordo com os números do site Box Office Mojo, portal ligado à indústria cinematográfica americana, a produção foi vista por mais de quinze milhões de espectadores nos Estados Unidos. Arrecadou no mercado doméstico US$ 75,5 milhões. O filme pode ser visto no canal Netflix.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados