20200316bCentauros

CENTAUROS eram filhos do Ixião e da Néfele. Seres monstruosos, tinham busto de homem e corpo de cavalo. Viviam nas montanhas e nas florestas e nutriam-se de carne crua. Seus costumes brutais, seu amor imoderado pelo vinho e a atração pelas mulheres os tornavam temíveis para os mortais. Convidados para o casamento do Pirítoo, rei dos lápitas, embriagaram-se rapidamente. Um deles, de nome Eurito, tentou violentar a Hipodâmia, a noiva do rei.

O fato originou uma dura luta entre os lápitas e eles. Derrotados, os centauros foram expulsos da Região da Tessália. Um outro, de nome Nesso, foi morto pelo Héracles (Hércules) por pretender possuir a Dejanira, a mulher do herói. Por seu lado, os centauros Reco e Hileu quiseram violentar a Atalanta, sendo mortos pela heroína. Apenas o Folo e o Quirão, dois centauros de origem diferente, não possuíam esse caráter turbulento. Eles eram hospitaleiros e sábios. O Quirão, por exemplo, foi professor de vários heróis gregos, aos quais ensinava as artes da batalha.

20200316Referências

IXIÃO — Foi rei dos lápitas, povo da Região da Tessália. Embora sábio, cometeu um erro: tentou seduzir a Hera, esposa do Zeus. Para puni-lo, o deus supremo deu a forma da sua mulher a uma nuvem chamada Néfele. Com esta, o Ixião deu origem aos centauros.

NÉFELE — Nuvem mágica à qual Zeus deu a forma da Hera para enganar e punir o Ixião. Noutra tradição, era esposa do Atamante, com quem teria tido os filhos Frixo e Hele.

PÍRITOO — Rei dos lápitas, na Região da Tessália. Segundo a tradição mais corrente, era filho da Dia com o Ixião. No dia do casamento, foi afrontado pelos meio-irmãos centauros. Vencendo a batalha, expulsou-os do seu território.

HÉRACLES — Nome grego do Hércules, o maior herói da Mitologia Grega. Filho do deus supremo Zeus com a mortal Alcmena, foi encarregado da execução de doze trabalhos.

ATALANTA — Guerreira, heroína das lendas gregas. Logo ao nascer, foi abandonada numa montanha porque o pai só queria filhos homens. Uma ursa a alimentou. Em seguida, foi recolhida por caçadores, os quais cuidaram da sua educação. Participou da caça ao Javali de Calidão. Clique AQUI para saber mais.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados