cerbero1Monstro 

CÉRBERO era filho do Tifão com a Equidna. Cão de múltiplas cabeças e serpentes em torno do pescoço, tinha uma mordida tão venenosa quanto a de uma víbora. Guardião dos Infernos, ficava do outro lado do Rio Aqueronte. Permitia a entrada das almas, mas as impedia de sair. Quanto aos mortais, despedaçava os que se aventuravam pelo reino dos mortos. Entretanto, a Psiquê, enviada aos Infernos pela deusa Afrodite, conseguiu entrar corrompendo-o com um bolo.

Do mesmo modo, a Deífobe, na condução do herói Eneias ao mundo das sombras, deu ao monstruoso cão uma pasta soporífera. Por sua vez, o Orfeu, na busca pela Eurídice, adormeceu-o ao som da sua lira. Por fim, o Héracles (Hércules), num dos seus doze trabalhos, o derrotou. Encarregado pelo Euristeu de procurar o cão e trazê-lo à terra, o herói, depois de várias façanhas, chegou até o deus Hades e lhe falou do seu intento. Obteve, assim, permissão para levar o cão, desde que conseguisse capturar o monstro utilizando apenas a sua couraça e a sua pele de leão. Héracles atacou o Cérbero na toca, apertou o pescoço dele entre as mãos e o levou ao Euristeu. Depois de cumprida a missão, reconduziu o cão ao Inferno para que ele cumprisse a sua rotina.

Referências

TIFÃO — Filho do Tártaro e da Gaia (Terra), era maior que todas as montanhas. A cabeça tocava as estrelas e os braços, quando estendidos, iam do Ocidente ao Oriente. O corpo era coberto de plumas e, da cintura para baixo, rodeado de serpentes.

EQUIDNA — Filha do Fórcis e da Ceto, era um monstro com corpo de mulher, o qual terminava em cauda de serpente. Além do Cérbero, atribuem-lhe diversos outros filhos monstros, entre os quais o Ortro, a Hidra de Lerna e a Quimera.

INFERNOS — Reino do deus Hades e da deusa Perséfone. Para lá eram levadas as almas das pessoas após a morte. Para chegar, as almas precisavam atravessar o rio sagrado Aqueronte na barca do Caronte.

AQUERONTE — Filho do Sol e da Gaia (Terra), foi transformado em rio e precipitado nos Infernos como punição de uma antiga falta. Ele fornecera água aos Gigantes no combate que eles empreenderam contra o deus supremo Zeus.

PSIQUÊ — Jovem princesa tão bela que de todas as partes acorria gente para admirá-la. Passou, mesmo, a ser objeto de culto. Por isso, tornou-se objeto da inveja da deusa Afrodite, que a lançou no reino dos Infernos.

AFRODITE  — Deusa da beleza e do amor. Era uma das doze divindades do Monte Olimpo. Na tradição mais frequente, nasceu da espuma formada sobre o mar pelos testículos do deus Urano (Céu), após a mutilação procedida pelo deus Cronos.

DEÍFOBE — Filha do Glauco, deus marinho. Amada pelo deus da luz Apolo, recebeu dele o dom de viver mil anos. Entretanto, esqueceu-se de pedir ao deus a juventude. Por isso, tornou-se uma velha magra, enrugada, quase cega e surda.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados