Gerião
GERIÃO era um gigante, filho do Crisaor com a Calírroe. Possuía três cabeças e corpo tríplice até a altura dos quadris. Morava na Ilha de Eriteia no extremo ocidente, onde tinha um enorme rebanho de bois. Esse rebanho era guardado pelo pastor Euritião e pelo cão Ortro. Cumprindo um dos trabalhos a ele impostos, o Héracles (Hércules para os romanos) foi incumbido pelo Euristeu de buscar esse rebanho. Ao fim da acidentada viagem, o herói chegou à Eriteia, matou o Euritião e o Ortro e apoderou-se dos bois. Avisado pelo pastor Manete, o Gerião acorreu para reaver os animais.
Na luta acabou morto a flechadas pelo Hércules. No caminho de volta, o herói se viu obrigado a matar também o Alébion e o Dercino, ambos filhos do deus das águas Poseidon, que tentaram roubar-lhe o gado. Na cidade de Régio na região da Calábria, um dos bois afastou-se do rebanho, atravessou o estreito que separa a Itália da Sicília e chegou à planície de Érice. Ali, o rei quis apoderar-se do animal. Também acabou morto pelo Hércules. Na costa grega do Mar Jônio, o gado foi atacado por um enxame de moscardos (mutuca), insetos enviados pela deusa Hera para atrapalhar a vida do herói. Com isso, os bois dispersaram-se pelas montanhas. O Hércules conseguiu recuperar apenas parte deles para entregar ao Euristeu.
Referências
CRISAOR — Filho do deus das águas Poseidon com a Medusa. Juntamente com o cavalo alado Pégaso, nasceu do pescoço ensanguentado da mãe quando ela foi degolada pelo Perseu. Ao nascer, o Crisaor brandia uma espada de ouro. Na idade adulta uniu-se à Calírroe.
CALÍRROE — Filha do deus Oceano e da deusa fluvial Tétis. Da união com o Crisaor nasceram os monstros Gerião e Equidna. Com o deus das águas Poseidon gerou o Mínias, que mais tarde virou rei da cidade de Orcômeno. Com o Nilo, deus fluvial do Egito, teve a Quíone.