Graças
GRAÇAS eram três: Aglaia, Eufrosina e Talia. Eram filhas do deus supremo Zeus com a Eurínome. Personificavam a beleza e o encanto. Incumbiam-se de espalhar alegria na natureza no coração dos mortais e mesmo entre os deuses. Presidiam o prazer da conversação e as boas relações sociais. Costumam-se atribuir a elas toda sorte de influências sobre os trabalhos do espírito e das obras de arte. Habitavam o Monte Olimpo na companhia das Musas, com as quais formavam coros. Pertenciam ao séquito da deusa do amor Afrodite, mas também acompanham a deusa da família Hera, o deus da luz Apolo e o deus do vinho Dioniso. As graças são apresentadas na forma de três jovens nuas.
Referências
AGLAIA — É representada com um botão de rosa na mão. Segundo a principal tradição, uniu-se ao deus do fogo Hefesto. Na linguagem grega, o nome significa “esplendor”. Também simbolizava a inteligência, o poder criativo e a intuição do intelecto.
EUFROSINA — Era bela e graciosa. Personificava especialmente a alegria. Presidia as festas, as cerimônias de confraternização e o prazer da conversação.
TALIA — Bela e graciosa como as irmãs, era considerada a deusa do brotar das flores.