GIGANTES eram seres enormes nascidos da fecundação da Gaia (Terra) pelo sangue do Urano (Céu), quando este foi mutilado. Possuíam espessa cabeleira, barba hirsuta e corpo terminado em cauda de serpente. Embora de origem divina, eram mortais. Porém, um oráculo revelou que, por determinação do Destino, nenhum deus poderia vencê-los sem a colaboração de um mortal. A Gaia, para a proteção dos filhos, produziu uma erva mágica capaz de poupá-los dos golpes dos homens.
Entretanto, o deus supremo Zeus teve o cuidado de colher essa erva antes que qualquer um deles dela se apoderasse. Decididos a destronar o Zeus, os Gigantes declararam guerra a ele. Lançaram contra o deus árvores inflamadas e enormes rochedos e tentaram escalar o céu. Valendo-se do seu poderoso raio, o Zeus exterminou vários deles. O principal auxiliar dos deuses nos combates era o Héracles (Hércules), o mortal necessário para preencher a condição imposta pelo Destino. Conforme tradições posteriores, outras divindades participaram da luta, cada qual com o uso de armas próprias.
O deus da luz Apolo e a deusa da vegetação Artémis tinham flechas. O deus do vinho Baco empunhava um tirso. A deusa lunar Hécate golpeava-os com tochas. O deus do fogo Hefesto fabricou projéteis de ferro incandescente. O deus mensageiro Hermes usou o capacete do deus do inferno Hades para se tornar invisível. As Fúrias armaram-se com maças de bronze. Enquanto alguns autores situam a luta entre os deuses olímpicos e os gigantes na Península de Palena na Macedônia, outros colocam-na Região da Arcádia nas margens o Rio Alfeu. De acordo com a literatura, os Gigantes eram catorze. Os mais famosos são o Gerião, que lutou diretamente com o Hércules, e o Polifemo, que foi enganado pelo herói Ulisses.
Gigantes
1 Alcioneu
2 Aloídas
3 Agrios
4 Ciclope Arges
5 Ciclope Brontes
6 Ciclope Estéropes
7 Encélado
8 Gerião
9 Polibotes
10 Polifemo
11 Porfírio
12 Talos
13 Tício
14 Tifão