01Epimeteu

EPIMETEU era filho do titã Iápeto com a oceânida Clímene (ou Ásia). Era irmão do Atlas, do Menécio e do Prometeu. Deste último, é a exata antítese. Enquanto o Prometeu revela-se prudente e engenhoso, o Epimeteu caracteriza-se pela irreflexão e a insensatez. Muito embora essas características, a tradição indica que ele criou os animais e lhes deu atributos. Quando chegou ao homem, ficou confuso, pois não atinava o que fazer. Pediu ajuda ao Prometeu. Este, então, roubou o fogo do deuses e deu essa ferramenta aos mortais, ensinando-lhes a trabalhar com ela.

Esse fato marcaria profundamente o Epimeteu. Apesar de advertido pelo irmão para não aceitar presentes do Zeus, não pôde resistir quando o pai dos deuses lhe ofereceu a Pandora em casamento. Ocorre que o Zeus lhe deu esse presente com o objetivo de se vingar do Prometeu, que roubara o fogo do Monte Olimpo. O deus supremo pretendia também punir a humanidade, que aceitara o fogo. A Pandora, irresistivelmente bela, tinha uma caixa na qual encerrava todos os males. Assim, o Epimeteu, fustigado pela deusa, abriu a caixa, dando ensejo a todo tipo de mal por sobre a terra. Em homenagem ao Epimeteu, os astrônomos deram o nome dele a um dos 56 satélites conhecidos do planeta Saturno (Cronos).

Referências

IÁPETO — Um dos titãs, era filho do Urano (Céu) e da Gaia (Terra). Esposou a Clímene, com quem teve o Atlas, o Epimeteu, o Menécio e o Prometeu. Tendo lutado contra o Zeus, foi precipitado no Tártaro (Inferno) depois que este assumiu o controle do universo.

CLÍMENE — Também chamada Ásia, era filha do Oceano com a Tétis. Esposou o Iápeto. Conforme outra versão, casou-se com o Hélios (Sol) e com ele teve o Faetonte e as Helíades. Algumas lendas ainda a indicam como esposa do Prometeu e mãe do Heleno, o ancestral de todos os gregos.

ATLAS — Gigante, filho do Iápeto com a Clímene. Com os irmãos, combateu o Zeus. Depois que este assumiu o controle do universo, foi condenado a carregar o mundo sobre os ombros.

MENÉCIO — Filho do Iápeto com a Clímene. Participou da revolta dos titãs contra os olímpicos. Depois da vitória desses últimos, foi fulminado pelo Zeus e jogado no Tártaro (Inferno).


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados