01Equidna

EQUIDNA era filha do Fórcis e da Ceto, segundo a principal tradição. Era um monstro com corpo de mulher belíssima terminado em cauda de serpente. Vivia numa caverna da Cilícia, país dos arimos na Ásia Menor ao sul da Capadócia (atual Turquia). Era gigante como um titã. A tradição lhe atribui numerosos filhos, todos eles de características monstruosas. Com o Tifão teve o Ortro, o Cérbero, a Hidra de Lerna e a Quimera. Com o Ortro gerou a Esfinge e o Leão de Nemeia.

Segundo alguns autores, o dragão que guardava o Tosão de Ouro e outro que velava pelos pomos das Hespérides também eram filhos dela. Extremamente voraz, a Equidna costumava devorar os viajantes que dela se aproximavam. Foi morta pelo Argo, que a surpreendeu dormindo. Noutras tradições menos abonada, a Equidna seria filha do Tártaro (inferno) com a Gaia (terra). Ainda há os que defendem a tese de que ela era filha do Crisaor com a Calírroe. Por outro lado, uma lenda do Ponto Euxino no Mar Negro conta que ela teria se unido ao Héracles (Hércules) numa passagem do herói pela Cítia. Dessa união teria nascido três filhos, entre eles o Cites.

Referências

FÓRCIS — Divindade marinha. Esposou a irmã Ceto e com ela teve as Górgonas e as Greias. Algumas versões atribuem-lhe a paternidade da ninfa Cila, da mulher em forma de monstro Equidna e das Hespérides. Morreu numa luta naval com o Atlas.

ORTRO — Monstro nascido da união do Tifão com a Equidna. Era um cão que, segundo a tradição mais corrente, possuía duas cabeças. Unindo-se à própria mãe, teve a Esfinge. Pertencia ao Gerião, rei da Ilha de Eritreia, no Extremo Ocidente. Incumbido da guarda dos rebanhos do rei, foi morto pelo Héracles (Hércules) quando o herói roubou os animais.

CÉRBERO — Filho do Tifão com a Equidna, era um cão de múltiplas cabeças, serpentes em torno do pescoço. Tinha uma mordida tão venenosa quanto à de uma víbora. Guardião do Inferno, ficava ao lado do Rio Aqueronte. Permitia a entrada das almas, mas as impedia de sair. Foi morto pelo Héracles (Hércules).

HIDRA DE LERNA — Filha do Tifão com a Equidna, é apresentada como uma serpente de múltiplas cabeças, cujo hálito venenoso matava todos os que dela se aproximassem. Essas cabeças tinham a propriedade de renascer se cortadas. Além disso, a cabeça do centro era imortal. Para matá-la, o Héracles (Hércules) usou flechas em chamas.

QUIMERA — Filha do Tifão com a Equidna. Possuía cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente. Vomitando chamas, destruía rebanhos e devorava seres humanos. O monstro aterrorizava os habitantes da Lícia. Assim, o rei Iobates incumbiu o Belerofonte de exterminá-la. Montado no cavalo Pégaso, o heroi matou a Quimera com um golpe de lança.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados