Fáustulo
FÁUSTULO era um pastor do príncipe Amúlio, irmão e rival do rei Numitor. Não obstante essa condição, o rei confiou-lhe os netos Rômulo e Remo para criar. Por sua vez, ele entregou as crianças à Aca Laurência, sua mulher. Segundo outra versão, os meninos haviam sido abandonados logo após o nascimento. Alguns pastores os encontraram. Persuadidos pelo Fáustulo, os pastores entregaram os garotos à Aca Laurência.
Noutra variante da lenda, o pastor encontrou o Rômulo e o Remo na floresta, amamentados por uma loba. Quando os gêmeos atingiram a idade adulta, o Fáustulo os encaminhou para a cidade de Gabi para receberem educação conveniente à classe deles. De acordo com o mito, o pastor foi morto quando tentava impedir uma luta entre o Rômulo e o Remo. Recebeu honras fúnebres importantes. O local do sepultamento constituir-se-ia mais tarde o fórum da cidade de Roma. Sobre o túmulo dele erigiu-se uma estátua de leão.
Referências
AMÚLIO — Era filho do Procas. Destronou o irmão Numitor, rei da cidade de Alba, e assumiu o poder. Bem mais tarde, acabou morto nas mãos dos gêmeos Rômulo e Remo.
NUMITOR — Era filho do Procas, rei da cidade de Alba. Com a morte do pai, assumiu o trono. Mas, destronado pelo irmão Amúlio, fugiu da cidade. A filha dele, a Reia Sílvia, teria sido a mãe dos gêmeos Rômulo e Remo.