Faetonte

FAETONTE era na melhor tradição filho do Hélio, o deus do Sol, com a oceânida Clímene. O rapaz teve um dia a origem divina contestada pelo Épafo, filho do deus supremo Zeus com a Io. Aconselhado pela mãe, dirigiu-se ao pai para suplicar a graça de uma demonstração perante todos de que era realmente filho dele. Jurando pelo Rio Estige, o Hélio prometeu dar-lhe a prova. Faetonte pediu então ao pai que o deixasse conduzir o carro solar. O Hélio tentou dissuadir o filho, mas, comprometido pelo juramento, não teve outra alternativa senão confiar ao Faetonte as rédeas dos impetuosos cavalos.

Entretanto, os cavalos solares perceberam logo que não estavam sendo dirigidos pelo habitual pulso firme do Hélio. Assim, empreenderam desabalada carreira pelos ares totalmente desgovernados. No caminho sem rumo, subiram alto demais, ameaçando incendiar a rota celeste e chocar-se contra os astros. Depois, os cavalos aproximaram-se perigosamente da terra. Com isso, os rios secaram e o solo começou a incendiar-se. A Líbia se tornou um deserto e os etíopes ficaram negros. O universo teria ardido em chamas se o deus supremo Zeus não tivesse decidido intervir. O pai dos deuses fulminou o Faetonte com um raio e o fez cair nas águas do Rio Erídano.

Referências

CLÍMENE — Era filha do deus Oceano com a deusa Tétis. Casou-se com o Hélio, o deus do Sol, e com ele teve o Faetonte e as Helíades. Algumas lendas indicam-na também como mulher do Prometeu, aquele que deu o poder do fogo aos humanos. Nessa condição, era mãe do Heleno, ancestral de todos os gregos.

ÉPAFO — Era filho do deus supremo Zeus com a Io. Nasceu nas margens do Rio Nilo. Reinou sobre o Egito em sucessão ao Telégono, seu pai adotivo. Casou-se com a Mênfis, filha do deus fluvial Nilo. Com ela teve três filhas: Lisianassa, Tebe e Líbia. Esta última deu nome a um país.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados