Evandro

EVANDRO era filho do Equemo, rei da Arcádia, com a Timandra. Emigrou da terra natal para a Itália por motivos dúbios. Conforme uma tradição, deixou a pátria por livre vontade. Outra tradição afirma que o exílio decorreu do fato de ter matado o pai. Na Península Itálica, instalou-se na margem esquerda do Rio Tibre, onde fundou a cidade de Palanteu. Na região, foi muito bem recebido pelo Fauno, rei dos aborígenes. Entretanto, teve de lutar contra o Erilo, rei da cidade de Prenesta. Em sua cidade, reinou com sabedoria e bondade, contribuindo para civilizar os rudes habitantes do lugar.

Ensinou a eles a arte da escrita e da música. Também introduziu o culto à Deméter, deusa grega da vegetação, que, no lugar, recebeu o nome de Ceres, ao Poseidon, deus grego das águas, que, no lugar recebeu o nome de Netuno, e ao , divindade grega protetora dos pastores e dos rebanhos. Como rei, deu guarida ao Héracles (Hércules), purificando-o da morte do Caco, filho do Hefesto, deus grego do fogo. Quando o Eneias solicitou ajuda na luta contra os rútulos, o Evandro ofereceu ao herói troiano um contingente comandado pelo próprio filho, o Palas. Após a morte do seu rei, os habitantes consagraram a ele um altar ao pé do Monte Aventino.

Referências

EQUEMO  — Originário da cidade de Tégea da Região da Tessália, sucedeu o Licurgo na trono da Arcádia. Num duelo pelo poder na região, matou o Hilo, filho do Héracles (Hércules). Esteve na expedição à Região da Ática para libertar a princesa Helena, raptada pelo ateniense Teseu.

PALANTEU — Cidade fundada às margens do Rio Tibre na Itália por refugiados gregos da Região da Arcádia. Situada no pé do Monte Palatino, seria mais tarde uma das bases para a fundação da cidade de Roma pelos gêmeos Rômulo e Remo. O nome decorre de uma homenagem do rei Evandro ao filho Palas.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados