Eurito

EURITO na principal tradição era rei da Eucália, cidade situada na Região da Arcádia na Península do Peloponeso. Filho do Melaneu e da Estratonice, casou-se com a Antioqueia. Com ela teve o Clítio, o Toxeu, o Déion, o Ífito e a Íole. Famoso pela habilidade no manejo do arco, prometeu a mão da filha Íole a quem o vencesse num torneio. De passagem pela região, o Héracles (Hércules) conseguiu derrotá-lo. O soberano, entretanto, além de negar ao herói o prêmio prometido, acusou-o de ter roubado o rebanho real, formado por centenas de bois e vacas.

Estranhamente, o filho Ífito tomou o partido do Hércules. Este, enlouquecido, atirou o rapaz do alto das muralhas da cidade de Tirinto, matando-o. Numa versão abonada por diversos autores, o Hércules teria sido mesmo o autor do roubo. Para conseguir o objetivo, teria contado com a ajuda do Ífito. O assassinato do rapaz decorreu da reclamação dele por uma parte dos animais. Para pagar o crime, o Hércules foi vendido à Ônfale, rainha da Lídia, como escravo. Terminado o castigo, o herói organizou uma expedição contra a Ecália. No confronto, tomou a cidade, matou o Eurito e apoderou-se da Íole.

Referência

ÍOLE — Era filha do Eurito, rei da Ecália. Passou a pertencer ao Hércules depois que este ganhou uma disputa de arco com o pai dela. Tornou-se vítima do ciúme da esposa do herói, a Dejanira. Outra versão indica que a jovem resistiu ao amor do Hércules. Ante o massacre da sua família, tentou suicidar-se, lançando-se do alto de uma muralha. O vento, porém, inflou as amplas vestes dela, o que lhe permitiu chegar ao solo sem sofrer danos. Os autores antigos classificam a Íole como uma princesa de beleza fenomenal. Isso teria alterado os sentidos do Hércules, que, numa primeira instância, teve recusada a posse da moça.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados