JOHANNES NICOLAUS BRÖNSTED nasceu no dia 22 de fevereiro de 1879 na cidade de Varde, Condado de Ribe, Dinamarca. Morreu no dia 17 de dezembro de 1947, na cidade de Copenhague. Estudou Engenharia Química e Química na Universidade de Copenhague, graduando-se em 1902.
Depois, lecionou nessa mesma instituição e na Escola Politécnica da capital dinamarquesa. Foi nomeado, em 1930, diretor do Instituto Físico-Químico de Compenhague. Seus estudos compreendem termodinâmica, incluindo um novo sistema sobre relações entre calor e trabalho, afinidade química, teoria da interação dos eletrólitos, etc.
O nome dele está intimamente ligado à definição moderna do ácido e da base. O ácido é uma espécie química que age como fornecedora de prótons. A base, por sua vez, é uma espécie química capaz de aceitar prótons. Ele se tornou uma autoridade em reações químicas de catálise, dando-se, inclusive, a uma equação, em sua homenagem, o nome de “equação catalítica de Brönsted”. Deixou inúmeras obras, publicadas entre 1912 e 1946, além de escritos avulsos. Antes de morrer, foi eleito para o parlamento do seu país, mas não chegou a tomar posse.