FREDERICO SODDY nasceu no dia dois de setembro de 1877 na cidade de Bourne Oriental, Inglaterra, Reino Unido. Morreu no dia 22 de agosto 1956 na cidade de Brighton. Estudou no Colégio Universitário do País de Gales. Depois, frequentou a Universidade de Oxford, uma das mais tradicionais do Reino Unido, onde conseguiu o doutorado em química. Entre 1900 e 19002 foi professor dessa matéria na Universidade McGill de Montreal no Canadá. Nas pesquisas desenvolvidas nessa instituição se deu conta do comportamento anômalo dos elementos radiativos. Esse comportamento devia-se ao fato de os elementos radiativos se transformarem em outros elementos que produzem radiações alfa, beta e gama.
Entre 1904 e 1914 lecionou na Universidade de Glasgow na Escócia. Foi aí que demonstrou que o urânio se transformava em rádio. Também demonstrou que os elementos radiativos podem possuir mais de um peso atômico, apesar de possuírem propriedades químicas idênticas. Isso o levou ao conceito dos isótopos. Mais tarde também demonstrou que um átomo diminui o peso atômico quando emite partículas alfa e aumenta o peso atômico quando emite raios beta. Este foi um passo importante para o conhecimento da relação entre as famílias dos elementos radiativos. Esses estudos permitiram a descoberta do elemento radiativo chamado protactínio. Por essas notáveis contribuições para o conhecimento das substâncias radiativas, recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1921.
Isótopos
ISÓTOPOS são dois ou mais tipos de átomos que têm o mesmo número atômico (número de prótons nos núcleos) e posição na tabela periódica. Pertencem ao mesmo elemento químico, mas diferem em números de núcleos (números de massa) devido a diferentes números de nêutrons nos núcleos. Embora todos os isótopos de um determinado elemento tenham quase as mesmas propriedades químicas, eles têm massas atômicas e propriedades físicas diferentes. Os isótopos têm propriedades exclusivas que os tornam úteis em aplicações de diagnóstico e tratamento. Eles são importantes em medicina nuclear, exploração de petróleo e gás e pesquisa básica. Na nomenclatura científica, os isótopos são designados pelo nome do elemento seguido por um hífen e pelo número de núcleos (prótons e nêutrons) no núcleo atômico. Exemplos: ferro-57, urânio-238, hélio-3).