20201021aAlfred Nobel

ALFREDO BERNHARD NOBEL nasceu no dia 21 de outubro de 1833 na cidade de Estocolmo, capital da Suécia. Morreu no dia 10 de dezembro de 1896 na cidade de São Remo, Itália. Ainda muito jovem, mudou-se para a cidade de São Petersburgo, na Rússia. Em 1850 foi para os Estados Unidos, onde passou quatro anos. Depois, retornou à Europa e terminou os estudos na cidade natal. De 1859 a 1861 trabalhou com o pai numa fábrica de explosivos. Em 1865, montou duas fábricas na Alemanha. As unidades se transformariam no maior centro de explosivos do continente.

Em 1891, mudou-se para São Remo, onde instalou um laboratório. A vida do Nobel constitui uma sequência de inventos, descobertas e aperfeiçoamentos na área de explosivos. Em 1866, misturando nitroglicerina com uma matéria inerte, produziu a primeira dinamite do tipo pulverulento, a qual viria a ter grande aplicação na mineração. Do ano seguinte até 1873, introduziu esse explosivo na maior parte dos países da Europa e da América. Montou no total treze fábricas. Ainda em 1873, inventou a gelatina explosiva. Descobrindo que o colódio se dissolvia na nitroglicerina conseguiu fabricar em 1875 a dinamite gelatinosa, substituindo com vantagem o tipo anterior.

Em 1888, obteve patente para a pólvora sem fumo. Entre 1878 e 1880, registrou a patente de um freio automático e de uma cadeira à prova de explosão. Também aperfeiçoou a concentração de ácido sulfúrico, de aparelhos vaporizadores e de refinação do ferro em fundição. Em 1884, patenteou um método para a destilação contínua do petróleo. Esse método tornou-se base para a indústria petrolífera da Rússia. Em mais de quarenta anos no ramo da química, o Nobel acumulou uma fortuna estimada em quarenta milhões de francos. Solteiro, devotado à ciência de maneira doentia, deixou um testamento que orientava a aplicação das rendas dessa fortuna em cinco prêmios internacionais de valor igual. Após a sua morte, foi instituído o Prêmio Nobel de Química, Física, Medicina, Literatura e Paz. Em 1969 instituiu-se o Nobel de Economia.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados