Nobel
de química

06/10/2021 — O alemão Benjamin List e o escocês David W.C. MacMillan são os ganhadores do Prêmio Nobel de Química em 2021, anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia. O prêmio reconhece o esforço dos dois no desenvolvimento de uma nova ferramenta de construção de moléculas: a organocatálise. Essa ferramenta é útil para pesquisas de novos produtos farmacêuticos. Também ajudou a tornar a química mais verde. Os vencedores dividirão o prêmio 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões). O desenvolvimento do novo catalisador de moléculas aconteceu  em 2000. De lá para cá, a organocatálise se mostrou muito eficiente na produção de moléculas assimétricas, além de oferecer menor impacto ambiental.

2021 benjamin listBENJAMIN LIST nasceu no dia 11 de janeiro de 1968 na cidade de Frankfurt, Estado de Hesse, Alemanha. Formou-se na Universidade de Berlim em 1993. Depois, doutorou-se na Universidade de Frankfurt em 1997. Mais tarde, tornou-se professor da Universidade de Colônia, onde iniciou as pesquisas acerca da organocatálise assimétrica. As descobertas dele foram muito importantes para o desenvolvimento de um novo catalisador de moléculas, com grandes ganhos para o meio-ambiente.

2021 david mcmillanDAVID WILLIAM CROSS MCMILLAN nasceu no dia 16 de março de 1968 na cidade de Bellshill, Condado de Lanark Norte, Escócia. Formou-se na Universidade de Glasgow em 1991. Doutorou-se em 1996 na Universidade da Califórnia nos Estados Unidos. Em 1998 passou a dar aulas no campus da Universidade da Califórnia na cidade de Berkeley. Em 2000, assumiu um posto no Instituto de Tecnologia da Califórnia, onde processou as pesquisas da organocatálise assimétrica. As descobertas dele passaram a ser usadas em larga escala na síntese de uma série de produtos naturais.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados