principia mathematicaNewton &
Gravitação

15/12/2016 — Uma cópia rara da primeira edição do “Principia Mathematica”, do Isaac Newton, foi arrematada num leilão por US$ 3,7 milhões (aproximadamente R$ 12,4 milhões), tornando-se o livro de ciência mais caro já vendido na história. A obra, publicada em 1687, superou em quase três vezes o preço inicial fixado pela Christie’s, uma casa britânica de leilão de obras de arte. O lance inicial era entre US$ 1 milhão e US$ 1,5 milhão.A obra fazia parte do conjunto de livros distribuídos apenas no continente europeu no Século XVII.

No total foram impressas 400 cópias do primeiro volume: 20% são as chamadas versões continentais e o restante foi enviado para livrarias somente da Inglaterra. No livro “Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica” ou, simplesmente, “Principia Mathematica”, o físico britânico enuncia as leis da Mecânica Clássica e da Gravitação Universal. Essas leis descrevem o movimento dos corpos no universo. É considerado um dos trabalhos mais importantes da história da ciência. Duas cópias e o manuscrito original estão na Real Sociedade de Londres, instituição inglesa responsável pelo desenvolvimento científico. O trabalho do físico permaneceu inalterado por mais de 200 anos, até ser modificado pela teoria da relatividade do Albert Einstein, em 1905.

01aISAAC NEWTON nasceu no dia 04 de janeiro de 1643, na cidade de Woolsthorpe-by-Colsterworth, Condado de Lincoln, Inglaterra, Reino Unido. Morreu no dia 31 de março de 1727, na cidade de Kensington. Filho de uma família economicamente estável, na adolescência foi destinado para trabalhar na agricultura.

Mas resolveu largar tudo para seguir os caminhos da matemática. Fez os estudos superiores no Trinity College de Cambridge. Nesse período, tomou contato com os principais cientistas da época. Em 1663, formulou o teorema conhecido como Binômio de Newton. Em seguida, fez suas primeiras hipóteses sobre a gravitação universal e escreveu sobre as séries infinitas. Mais tarde, tornou-se professor na Universidade de Cambridge e foi eleito para a Real Sociedade.

A vida dele foi quase toda dedicada ao ensino universitário, à pesquisa nos domínios da física, à teologia, à política e ao manejo dos negócios públicos. Coube a ele a explicação do movimento dos planetas, num sistema que explica também o movimento dos corpos na superfície da Terra. Também elaborou uma teoria das cores, um estudo sobre a anatomia da luz e descobriu que os cálculos de áreas e tangentes são processos relacionados. Sob o ponto de vista histórico, os dois primeiros trabalhos denotam a conclusão do período heróico da abertura da física à ciência. O terceiro denota a criação de uma nova disciplina matemática: o cálculo. Este nasceu para ser a linguagem da física. É por isso que a produção da síntese newtoniana se deu simultaneamente com a “descoberta” do cálculo.