eduardo-iv-ing1Eduardo 4.º

EDUARDO IV DA INGLATERRA nasceu no dia 28 de abril de 1442 na cidade de Ruão, Normandia, França. Morreu no dia 9 de abril de 1483, na cidade de Londres, InglaterraFilho de Ricardo, duque de York, chefe do Partido da Rosa Branca, continuou a obra de seu pai ao disputar a coroa com Henrique VI, da casa de Lancaster (Guerra dos Cem Anos).

Apoiado pelo conde de Warwick, obteve grandes vitórias sobre o exército real. Assim, fez-se proclamar rei da Inglaterra em 1461. Consolidou o seu poder vencendo os partidários de Lancaster em Towton (1461) e Hexham (1464). Mas, pouco depois, perdeu o apoio do poderoso Warwick, que, passando para o lado dos adversários, foi à França para fazer uma aliança com Margarida de Anjou, esposa do deposto Henrique VIEm 1470,

Warwick e Margarida retornaram para a Inglaterra com tropas, forçaram o rei a fugir para a Holanda e recolocaram Henrique no trono. No ano seguinte, graças à ajuda de seu cunhado — o duque de Borgonha — venceu Warwick na Batalha de Barnet (onde o conde morreu) e derrotou o resto dos exércitos de Lancaster em Tewkesbury. Margarida foi presa na Torre de Londres, onde já se encontrava o marido Henrique e onde seus filhos foram massacrados pouco depois. Desembaraçado de seus inimigos internos, o rei quis levar sua ajuda a Carlos, o Temerário, contra a França. Mas o rei francês Luís XI conseguiu comprar sua partida. Em 1478, condenou à morte o próprio irmão Georgeduque de Clarence —, acusado de alta traição.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados