matilde-da-inglaterra1Matilde I

Nasceu no dia 7 de fevereiro de 1102, na cidade de Winchester, Inglaterra. Morreu no dia 10 de setembro de 1167, na cidade de Ruão, França.

Era filha e herdeira do rei Henrique I, da Inglaterra. Ela e seu irmão Guilherme Adelin foram os únicos filhos legítimos a chegar à idade adulta. Entretanto, depois de o irmão morrer aos dezessete anos, em 1120, no naufrágio do White Ship, tornou-se a única herdeira de seu pai. Ainda criança, foi prometida e mais tarde se casou com Henrique V, imperador do Sacro Império Romano-Germânico, tornando-se assim imperatriz consorte.

Eles não tiveram filhos e o marido morreu depois de onze anos de casamento. Porém, ela, em seguida, se casou com Godofredo V de Anjou, uma união da qual seu pai esperava a produção de um herdeiro homem para continuar a dinastia. Ela teve três filhos com Godofredo. Após a morte de Henrique I em 1135, o trono foi usurpado por seu primo Estêvão de Blois, que tomou a coroa enquanto ela estava na Normandia, grávida de seu primeiro filho.

A rivalidade pelo trono levaria a anos de guerra civil, período chamado de a Anarquia. Foi a primeira mulher a governar o Reino da Inglaterra, apesar de seu governo ter sido breve: apenas alguns meses em 1141. Ela nunca foi coroada e não conseguiu consolidar seu reinado, legal ou politicamente. Dessa forma, é normalmente excluída da lista dos monarcas britânicos, com Estêvão sendo listado como rei ininterruptamente entre 1135 e 1154. Ela fez grandes campanhas pela herança de seu filho mais velho, vivendo o bastante para vê-lo se tornar rei em 1154.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados