Henrique IV
HENRIQUE LENCASTRE DE GANTE nasceu o dia três de abril de 1367, na cidade de Bolingbroke, Condado de Lincoln, Inglaterra. Morreu no dia 20 de março de 1413, na cidade de Londres. Assumiu o trono no dia 30 de setembro de 1399, após derrubar o primo Ricardo II. Estudou na cidade natal e se preparou para a carreira militar. Apesar de apoiar o primo no início do reinado, logo os dois entraram em conflitos.
Henrique acabou expulso do país e deserdado em 1398. No ano seguinte, o seu pai morreu na Aquitânia e Ricardo II confiscou todos os seus bens para a coroa. Mas o primo não era popular nem considerado competente. Valeu-se disso, portanto, para iniciar uma revolta aberta em setembro de 1399. O golpe foi bem sucedido. Tomou em seguida o trono, dando início à Dinastia Lencastre. Antes disso, em 1380, ele tinha se casado com a Maria de Bohun, com a qual teve vários filhos e filhas.
Já rei, desposou a princesa Joana de Navarra, filha do rei Carlos II, com quem não teve descendência. O reinado do Henrique IV foi marcado por várias insurreições populares, principalmente no País de Gales e na Inglaterra. Livrou-se dessas rebeliões graças, em grande parte, à habilidade militar do seu herdeiro, o futuro Henrique V. O fim da vida do rei foi marcado por problemas graves de saúde devidos a uma doença de pele, possivelmente psoríase ou um sintoma de sífilis. Seus restos mortais foram depositados na Catedral de Cantuária. A vida desse polêmico monarca encontra-se retratada na peça “Henrique IV”, escrita em duas partes pelo William Shakespeare.