01Ricardo 2.º

RICARDO DE BORDEAUX nasceu no dia seis de janeiro de 1367 na cidade de Bordeaux, Região da Aquitânia, atual território da França. Morreu no dia 14 de fevereiro de 1400 na cidade de Pontefract no Condado de York Ocidental. Foi sepultado na Abadia de Westminster na cidade de Londres. Filho do rei Eduardo 3.º, recebeu o trono com apenas dez anos de idade no dia 21 de junho de 1377. Governou por 22 anos. No início do reinado, o governo ficou nas mãos de uma série de conselhos, sob a influência do tio dele, o João de Gante.

Assumiu realmente o poder em 1387 após uma queda de braço com a nobreza. Anos mais tarde, com a morte do tio, comprou uma briga familiar ao deserdar o primo Henrique de Bolingbroke. Este foi para a França e, de lá, começou a armar uma revolta. Invadiu a Inglaterra em 1399 com a desculpa de tentar recuperar o patrimônio deixado pelo pai, mas o objetivo mesmo era perpetrar um golpe de estado. Encontrando pouca resistência, depôs o primo e assumiu a coroa com o nome de Henrique 4.º. As aventuras e desventuras do Ricardo 2.º foram contadas na peça homônima do William Shakespeare. No texto, o autor afirma que a má administração do rei redundou mais à frente no conflito civil denominado “Guerra das Rosas”.

Guerra
das Rosas

GUERRA DAS ROSAS foi uma série de lutas dinásticas pelo trono da Inglaterra ocorridas ao longo de trinta anos entre 1455 e 1485, de forma intermitente, durante os reinados do Henrique 6.º, Eduardo 4.º e Ricardo 3.º. Mas a origem teria se dado anos antes por causa da deposição do Ricardo 2.º pelo primo Henrique 4.º. Em campos opostos encontravam-se as casas de York e de Lancaster, ambas originárias da Dinastia Plantageneta, descendentes do Eduardo 3.º, rei entre 1327 e 1377. O nome do conflito deve-se aos símbolos das duas facções: rosa branca da casa de York e a rosa vermelha da casa de Lancaster. A guerra terminou em 1485 com a coroação do rei Henrique 7.º e o início da Dinastia Tudor.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados