jorge-iv-inglaterra1Jorge IV

JORGE IV DO REINO UNIDO nasceu no dia 12 de agosto de 1762, na cidade de Londres, Inglaterra. Morreu no dia 26 de junho de 1830, na localidade de Windsor.

Após uma juventude escandalosa, foi chamado para exercer a regência do Reino da Grã-Bretanha, da Irlanda e de Hanôver em 1811, em decorrência da enfermidade mental de seu pai (rei Jorge III). Só tomou o título de rei, porém, em 1820. Como príncipe de Gales, encabeçara a oposição do partido liberal (whigs), mas, a seguir, concedeu poderes aos representantes do partido conservador (tories), tendo como principais primeiros ministros Henry Castlereagh e Arthur Wellington. Extremamente conservador, emitiu leis contra a liberdade de imprensa e suprimiu perturbações na Irlanda.

Em 1823, porém, reaproximou-se dos liberais e tomou George Canning como ministro. Em 1829, concedeu a emancipação aos católicos. Casado secreta e ilegalmente desde 1785 com uma católica (Mrs. Fitzherbert), foi obrigado a anular essa união em 1794 para não perder o direito ao trono. Afundado em dívidas, também foi obrigado, por exigência do pai, a se casar com sua prima Caroline de Brunswick. Em 1820, envolveu a esposa, com quem não se dava bem, num escandaloso processo de adultério. Passou grande parte dos seus últimos anos de reinado fechado no Castelo de Windsor, mas continuou a intervir na vida política, inclusive fazendo visitas inéditas à Irlanda e à Escócia. Seu gosto por grandes banquetes e pelo  álcool, porém, fizeram com que se tornasse obeso e fosse alvo de escárnio nas raras ocasiões em que aparecia em público.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados