ricardo-iii1Ricardo III

18/09/2014 — Ricardo III, último monarca da casa York, morto em combate no século XV, estava sem capacete e possivelmente de joelhos quando teve o crânio perfurado por seus inimigos, de acordo com estudo publicado esta semana na revista médica britânica The Lancet. Os pesquisadores analisaram a ossada do rei e contaram onze ferimentos — nove na cabeça — provocados por armas cortantes. A análise das lesões endossa os relatos da época, segundo os quais, preso num lamaçal, Ricardo III teria abandonado seu cavalo antes de ser morto. O soberano morreu aos 32 anos na Batalha de Bosworth, em 22 de agosto de 1485, depois de um curto reinado de dois anos. Após sua morte, teve início a Dinastia Tudor, que criou para ele uma imagem de tirano deformado, cruel e sanguinário.

O soberano foi imortalizado posteriormente por William Shakespeare numa peça teatral (de 1592. No texto, o soberano corcunda, assassino de dois sobrinhos, grita no campo de batalha a frase célebre: “Um cavalo, meu reino por um cavalo!” A ossada que serviu de base ao estudo foi descoberta em Leicester, na Inglaterra, em setembro de 2012, durante a construção de um estacionamento. As análises de DNA — que ainda não foram divulgadas — confirmaram que o esqueleto com feridas de guerra era de Ricardo III, caído não muito distante daquele local e enterrado discretamente por irmãos franciscanos. Desde então, uma equipe da Universidade de Leiceste tem utilizado técnicas como tomografia computadorizada e raio X para estudar os restos mortais do soberano, de 500 anos de idade. O estudo detalha com enorme precisão as lesões produzidas na ossatura.

ricardo-iii1Duas das lesões possivelmente foram mortais. Localizadas na base do crânio, teriam sido provocadas pela lâmina de uma espada ou alabarda (artefato da Idade Média com lâmina em meia-lua). Os dois ferimentos corroboram a tese de que o rei estava no chão, talvez de joelhos. A cabeça devia estar inclinada para frente, expondo a base do crânio. Por outro lado, Ricardo III ainda tinha armadura para proteger o resto do corpo, pois não há qualquer vestígio de ferimentos nos braços ou mãos. Uma grande lesão na pélvis pode ter sido causada após a morte. Os restos morais serão oficialmente enterrados no dia 26 de março de 2015 na Catedral de Leicester. A cerimônia será o ápice de uma semana consagrada ao rei, organizada por associações que tentam reabilitar a sua imagem.

Ricardo III nasceu no dia 2 de outubro de 1452, no castelo de Castelo de Fotheringhay, Northamptonshire, Inglaterra. Morreu no dia 22 de agosto de 1485, na Batalha de Bosworth Field, Leicestershire. Foi nomeado lorde protetor do seu sobrinho de doze anos — Eduardo V — quando seu irmão Eduardo IV morreu em abril de 1483. Em 25 de junho deste ano, uma reunião de lordes e comuns apoiou as decisões sobre a invalidez do herdeiro legítimo do trono. Tomou o trono no dia seguinte, sendo coroado em 6 de julho. Eduardo V e seu irmão Ricardo de Shrewsbury nunca mais foram vistos. A partir daí, circularam acusações segundo as quais as crianças teriam sido assassinadas. Seu reinado foi bastante turbulento, culminando com sua morte na última batalha da Guerra das Rosas, na qual se defrontaram as casas de York e de Lancaster.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados