eduardo-vi-inglaterra1Eduardo VI

EDUARDO VI DA INGLATERRA nasceu no dia 12 de outubro de 1537, na localidade de Hampton Court, Inglaterra. Morreu no dia 28 de janeiro de 1553, na localidade de Greenwich.

Filho do rei Henrique VIII e de Jane Seymour, fez suspirar os súditos ingleses, os quais ansiavam por um herdeiro. Foi proclamado rei em 1547, sob a tutela de um conselho de regência dirigido pelo tio materno Eduardo Seymour, duque de Somerset. O regente suspendeu o absolutismo do monarca anterior e atenuou as leis relativas à heresia e à traição. Mas ele foi derrubado em 1550 por John Dudley, duque de Northumberland, que passou a administrar em nome do rei.

Como o rei tinha uma doença desconhecida, convenceu-o a deixar a coroa para Jane Grey. Seguiu-se uma luta renhida pelo trono, que terminou com a vitória de Maria Tudor, a meia-irmã de Eduardo VI. Sob o seu reinado, a Reforma Religiosa fez grandes progressos na Inglaterra, graças à administração do duque de Somerset e ao primado de Tomás Cranmer, arcebispo da Cantuária. Deslocaram-se quadros religiosos tradicionais e receberam refugiados protestantes de outros países. Posteriormente, o estado fez publicar os dois Livros de Preces e os XXXIX Artigos, nos quais se assentavam a doutrina da igreja inglesa. Um desses artigos suprimia a realização das missas.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados