Carlos IV
CARLOS IV nasceu no dia dezoito de junho de 1294 na cidade de Clermont na Região dos Altos na França. Morreu no dia 1.º de fevereiro de 1328 na cidade de Vincennes no Vale do Marne. Recebeu a coroa de rei da França no dia 21 de fevereiro de 1322. Foi também rei de Navarra na Espanha com o nome de Carlos I. Último monarca da Dinastia dos Capetos, teve de enfrentar a partir de 1323 uma revolta popular no Condado de Flandres. No ano seguinte tentou sem sucesso ser eleito Sacro Imperador Romano-Germânico. O rei Eduardo II de Inglaterra era seu vassalo por também ser Duque da Aquitânia.
O britânico estava, porém, relutante em prestar homenagem a outro rei. Assim, Carlos conquistou a Guiena, uma região dominada pela Inglaterra, em retaliação. Esse conflito ficou conhecido como a Guerra de Saint-Sardos. No acordo de paz, Eduardo concordou em jurar fidelidade ao rei francês e pagar uma multa. Em troca, o território lhe foi devolvido. O rei francês se casou três vezes, mas nunca teve um herdeiro homem. Assim, a principal linhagem masculina da Casa dos Capetos encerrou-se ele. Foi sucedido em Navarra pela sobrinha Joana II e na França pelo primo Filipe VI. A legitimidade deste, porém, foi contestada e acabou sendo um dos fatores que levaram à Guerra dos Cem Anos.
Referência
NAVARRA — Era um dos reinos medievais da Europa, com território no norte da Península Ibérica e nos Pireneus Ocidentais. O território foi diminuindo paulatinamente na fase final. A Navarra Peninsular (conhecida como Alta Navarra) foi invadida pelo rei Fernando, o Católico com o apoio de uma das duas facções locais da nobreza e anexada ao Reino de Castela. A Navarra Continental (Baixa Navarra) coexistiu com a coroa francesa e terminou dissolvendo-se por ocasião da revolução em 1789.