carlos-v-franca1Carlos 5.º

CARLOS V DE VALOIS — O SÁBIO nasceu no dia 21 de janeiro de 1338, na localidade de Vincennes, França. Morreu no dia 16 de setembro de 1380. Foi o primeiro herdeiro do trono francês a usar o título de Delfim de França. Foi chamado à governança do seu país ainda em vida do seu pai, que tinha sido feito prisioneiro pelos ingleses na Batalha de Poitiers (1356).

Com apenas dezoito anos, assumiu a regência e enfrentou gravíssimos problemas sociais, como a insurreição de Paris, comandada por Étienne Marcel e a revolta popular da Jacquerie. Para além destes distúrbios, ficou às voltas com um país à beira da catástrofe financeira e com a responsabilidade de negociar o resgate do pai. Apesar de todas as dificuldades — e talvez por causa delas — conseguiu manter a serenidade e lidou com os problemas à medida que foram aparecendo.

Em 1364, tornou-se rei com a morte do pai no cativeiro em Londres e foi coroado na Catedral de Reims. O resto do seu reinado foi marcado pelos problemas resultantes da Guerra dos Cem Anos. Insistiu numa política de toca e foge face às invasões inglesas e conseguiu evitar outra derrota tão pesada como na Batalha de Poitiers. A estratégia revelou-se eficaz e, apesar dos danos causados pelas tropas estrangeiras, unificou a sua causa. Conseguiu recuperar a grande maioria dos territórios cedidos à Inglaterra no Tratado de Brétigny, restaurou a autoridade do estado e tirou o reino da ruína. Foi um patrono das artes. Criou a primeira biblioteca real da França.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados