luis-xiv1Luís XIV

LOUIS DE BOURBON nasceu no dia 5 de setembro de 1638, na localidade de Saint-Germain-en-Laye, França. Morreu no dia 1.º de setembro de 1715, na localidade de Versalhes.

Filho do rei Luís XIII e da rainha Ana da Áustria, assumiu a coroa da França no dia 14 de março de 1643. Ostentou, ainda, os títulos de rei de Navarra, co-príncipe de Andorra, conde da Provença, conde de Valentinois, conde de Diois, conde de Barcelona, conde de Cerdagne, conde de Rousillon, conde de Forcalquier e das ilhas adjacentes e Dauphin do Viennois. Tinha cinco anos quando o pai morreu. A mãe, assim, entregou o governo do país ao cardeal Jules Mazarino, que influenciou na sua formação. Em 1660, casou-se com Maria Teresa, infanta da Espanha.

Em 1661, com a morte do cardeal Mazarino, decidiu pôr fim ao regime ministerial e assumir efetivamente o reinado. Ao mesmo tempo, a revolta da Fronda o encaminhou para o absolutismo. Devido às agitações, amplos setores esperavam que o poder real conseguisse assegurar a estabilidade. Assim, levou o absolutismo ao seu ponto mais alto: defendeu a teoria do direito divino dos reis, centralizou as forças policiais, reduziu à impotência os órgãos tradicionais de representação política (entre os quais os Estados Gerais), controlou toda a administração e seus ministros não tiveram a mínima independência.

A interferência do poder político na vida econômica resultou na criação de manufaturas, companhias de comércio e empreendimentos marítimos coloniais. O absolutismo manifestou-se também no domínio religioso: sustentou contra o papado a doutrina das liberdades da Igreja Galicana, combateu os jansenistas e protestantes e revogou o Édito de Nantes. Em 1682, instalou-se no Palácio de Versalhes, atraindo a nobreza para a corte. Afastados de suas províncias, os nobres foram excluídos da política. Na política externa, o rei mostrou-se igualmente agressivo, com vitórias nas guerras de devolução da região do Flandres e da Holanda. Fez também muitos gastos militares nas guerras da Liga de Augsburgo e da Sucessão da Espanha. Essas medidas contribuíram para que a França entrasse numa fase de declínio. Obrigado a recorrer a empréstimos, multiplicou os impostos. Com a sua morte, iniciou-se uma forte reação interna ao absolutismo.

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados