luis-xi-franca in1Luís XI 

LUÍS XI — O PRUDENTE nasceu no dia 03 de julho de 1423, na localidade de Bourges, França. Morreu no dia 30 de agosto de 1483, na localidade de Plessis-lez-Tours.

Era filho de Carlos VII e de Maria de Anjou. Casou-se por conveniência com Margarida da Escócia, filha do rei inglês Jaime I. Impaciente para subir ao trono, uniu-se a alguns nobres descontentes e liderou, em 1440, a “Praguerie”, uma revolta que objetiva derrubar seu pai. Vencido e perdoado, recebeu o controle do Delfinado (antiga província francesa). Insatisfeito, participou de outra revolta em 1455. Derrotado novamente, refugiou-se na corte de Filipe — o Bom, duque de Borgonha. Quando chegou ao poder em 1461, passou a perseguir a nobreza, sua antiga aliada nas revoltas contra o pai.

Formou-se então contra ele a Liga do Bem Público. Depois da Batalha de Monthléry em 1465, foi obrigado a ceder a Normandia e as cidades do Somme para Filipe. No ano seguinte, recuperou a Normandia, anexando-a definitivamente ao reino francês. Carlos — o Temerário, filho de Filipe e também duque de Borgonha, formou outra liga contra ele, com o objetivo de limitar seus poderes. Após diversas lutas, foi para Pérone, onde se encontrava Carlos, com a falsa intensão de assinar a paz. Sabendo dos seus planos, Carlos o aprisionou em 1468. Foi libertado um ano depois, sob condições humilhantes.

Teve de ceder diversas propriedades a seu irmão (aliado de Carlos) e foi obrigado a assistir ao esmagamento da Região de Liège, que lhe era fiel. Em 1475, assinou a paz com a Inglaterra, coma finalidade de isolar Carlos, que morreu em1477. Com a morte do “temerário”, apropriou-se de suas terras: Borgonha, Somme, Artois e Franco-Condado. Tentando salvar sua herança, Maria de Borgonha, filha de Carlos, se casou com Maximiliano da Áustria, que iniciou uma guerra contra a França. Os austríacos venceram, mas, devido a uma revolta em Flandres, os dois países assinaram o Tratado de Arras, pelo qual a Françaguardaria” o que tinha conquistado depois da morte de Carlos.

Essas possessões, contudo, seriam o dote de Margarida da Áustria (filha de Margarida e Maximiliano), que deveria se casar com o seu filho, o futuro Carlos VIII. Por um complexo sistema de testamentos, recebeu, ainda, as localidades de Anjou, Maine e Provença. Com isso, transformou-se num dos grandes unificadores do estado francês. Orientando seu reino para o absolutismo, criou novos parlamentos em Grenoble, Bordéus e Dijon para facilitar a ação do poder central. Administrativamente, melhorou as estradas, estabeleceu os primeiros correios e deu incremento econômico ao país, favorecendo a entrada de estrangeiros e criando as primeiras indústrias.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados