Santa Evita

24/01/2019 — A atriz mexicana Salma Hayek vai produzir a série “Santa Evita”, baseada no bem-sucedido livro homônimo do escritor Tomás Eloy Martínez. A principal personagem da obra é a mítica ex-primeira dama argentina Eva Perón, figura reconhecida internacionalmente pela luta em favor dos mais desfavorecidos. A série chegará à América Latina em 2021. Será protagonizada pela atriz uruguaia Natalia Oreiro pelo ator argentino Darío Grandinetti. Eles viverão, respectivamente, a Eva Perón e o marido dela, o presidente Juan Domingo Perón. A “Santa Evita” seguirá a emocionante história da primeira-dama argentina, morta em 1952 em decorrência de câncer aos trinta e três anos. Por causa do seu trabalho pelos pobres virou um mito na Argentina.

evitaperon in1Evita Perón
MARIA EVA DUARTE DE PERÓN nasceu no dia 7 de maio de 1919 na cidade de Los Toldos, Província de Buenos Aires, Argentina. Morreu no dia 26 de julho de 1952 na cidade de Buenos Aires. De família modesta, quase sem instrução, extremamente bela, foi muito jovem para a capital do país, onde conseguiu “pontas” no cinema e no rádio, passando depois a atuar com o maior destaque. Ao conhecer o político Juan Domingo Perón, então viúvo, dedicou-se inteiramente a ele e à sua causa. Em 1944, denunciou pelo rádio que o haviam prendido, embora o fato fosse negado pelo governo. Persistiu num intenso trabalho junto aos sindicatos, originando comícios, que forçaram as autoridades a libertá-lo.

Casou-se com o líder pouco antes de ele ser eleito presidente da república em 1946, passando a atuar decididamente na política argentina. Através da Fundação de Assistência Social, que levava seu nome, trabalhava continuamente em prol dos “descamisados”. Nessas funções, conseguia atrair para o peronismo extraordinário apoio das massas, sem agredir diretamente a oligarquia dominante. Empreendeu intensa campanha pelos direitos políticos femininos, vitoriosa em 1947. O Partido Peronista Feminino logo elegeu seis senadoras e 25 deputadas federais. Tendo contraído leucemia, manteve-se ativa até a morte. Seu corpo foi embalsamado e permaneceu exposto à visitação pública na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores.

Por ocasião do golpe militar que derrubou Péron (1955), o corpo desapareceu e criou-se em torno do fato uma aura de mistério. Em 1971, foi devolvido ao marido, então exilado na Espanha, pelo governo argentino. Idolatrada por seu povo, o mito Evita permanece, apesar da intensa campanha em sentido contrário, empreendida pelos sucessivos governos e juntas militares que subiram ao poder após a derrubada do peronismo. Entre as inúmeras condecorações que recebeu, figura a Grã Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul do Brasil (1952). Em sua homenagem, em 1978, a dupla Andrew Lloyd Weber e Tim Rice criou um musical, que ficou por anos em cartaz na Broadway, nos Estados Unidos. Em 1996, a peça foi transposta para o cinema pelo cineasta Alan Parker, com Madonna no papel da Evita. Em 2015, o cineasta Pablo Aguero realizou o filme “Eva Não Dorme”, lançado no Brasil em 2017.

eva nao dorme p1Não Dorme
03/08/2017 — Estreou nos cinemas brasileiros o filme “Eva Não Dorme”, uma história sobre a ex-primeira dama argentina Evita Perón. Mas não é uma biografia da vida dela, mas da morte. A trama segue, por dois continentes, o cadáver da política durante os 25 anos subsequentes ao seu passamento. É uma trama macabra. Embalsamado, o corpo andou para lá e para cá. Considerada uma santa em seu país, os militares que assumiram o poder naquela época tinham medo da influência que a Evita exercia sobre o povo. Por isso, não deixavam que os seus restos mortais voltassem para o país. O vilão do filme é o almirante Emílio Eduardo Massera, que se apropriou do mito, conforme os seus interesses.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados