01Hitler

ADOLF HITLER nasceu no dia 20 de abril de 1889, na cidade de Braunau Am Inn, Áustria. Morreu no dia 30 de abril de 1945, na cidade de Berlim, AlemanhaEmbora austríaco, fez carreira política na Alemanha, para onde se mudou em 1913. Alistou-se em 1916 no exército alemão e participou da Primeira Guerra Mundial. Em 1919, tornou-se membro do Partido dos Trabalhadores da Alemanha. Foi preso em 1923, acusado de agitação.

Aproveitou esse tempo para escrever o livro Mein Kampf (Minha Vida), que se tornou um campeão de vendas. Em 1926, foi indicado líder supremo do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, que se tornou a segunda maior agremiação partidária do país nas eleições de 1930. Em meio a uma grande crise econômica e política, foi nomeado chanceler (primeiro-ministro) pelo então presidente Paul von Hindenburg em 1933. Seus objetivos no governo foram alcançados: em 1936, ele tinha a aceitação da ampla maioria do eleitorado. Foi a mensagem para que ele fizesse realmente o que queria. Em 1938, incorporou a Áustria e a Tchecoslováquia ao Terceiro Reich

Em 1939, a invasão da Polônia marcou o início da Segunda Guerra Mundial. Foram invadidas na sequência a Noruega, a Dinamarca, a Bélgica, o Luxemburgo, a Holanda e a FrançaEm 1941, a grande ousadia: a invasão da União Soviética. Suas tropas foram derrotadas pelos soviéticos em 1943, começando a sua derrocada, em vista também da grande presença dos Estados Unidos e da Inglaterra na guerra. Percebendo o fim iminente do grande sonho de uma Europa unida sob o seu comando, suicidou-se em 1945. Deixou, entretanto, um saldo histórico trágico, com o extermínio de cerca de seis milhões de judeus nos campos de concentração, naquilo que se convencionou chamar de Holocausto. Depois de sua morte, a Alemanha foi reconstruída e seu nome banido das convenções políticas mundiais.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados