01Goebbels

PAULO JOSÉ GOEBBELS nasceu no dia 29 de outubro de 1897 na cidade de Rheydt, Estado da Renânia do Norte, Alemanha. Morreu no dia 1.º de maio de 1945 na cidade de Berlim. Foi um dos auxiliares mais próximos do Adolf Hitler, chefe do sistema de propaganda nazista. Antes de enveredar pela política, estudou literatura e filosofia nas universidades de Bonn, Friburgo, Heidelberg, Colônia, Frankfurt e Berlim. Doutorou-se em filosofia em 1920.

Em 1922 filiou-se ao Partido Nacional Socialista. Integrou a ala esquerda do partido, cuja política acentuava a luta contra a democracia burguesa. Redator-chefe de um grande jornal a partir de 1925, redigiu as “Cartas do Nacional-Socialismo”, passando a ligar-se diretamente ao Adolf Hitler. Em 1926, foi encarregado pelo chefe para implantar o nazismo na cidade de Berlim. Em 1927, fundou um jornal na capital e empreendeu uma campanha jornalística de violência política inédita. Assim, conquistou diversas adesões políticas para o Hitler. No ano seguinte, tornou-se chefe da propaganda do partido.

Após a vitória do nazismo nas eleições e a subida do Hitler ao poder em 1933, ganhou o cargo de ministro da propaganda e informação, posto que conservou até a morte. Nesse cargo, suprimiu todas as manifestações de independência dos intelectuais alemães, reunindo-os numa câmara da cultura, cuja presidência assumiu. Organizou diversas manifestações públicas nas quais se acendiam grandes fogueiras com livros de escritores democratas e judeus. A grande inovação dele foi a mobilização de todos os meios de comunicação moderna, especialmente o rádio e o cinema, para impor ao povo alemão um único pensamento baseado no nazismo. Transformou-se no principal responsável pela perseguição aos judeus, encarregando-se no geral pela direção da Segunda Guerra Mundial. Foi fiel ao Hitler até o fim. Após a morte do líder, envenenou-se junto com a família.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados