chile-balmaceda1Balmaceda

José Manuel Emiliano Balmaceda Fernándeznasceu no dia 19 de julho de 1840 e morreu no dia 19 de setembro de 1891, na cidade de Santiago, Chile.

Advogado de profissão, foi escolhido, em 1865, para representar o seu país no Congresso Sul-Americano de Lima, Peru. Eleito deputado à Assembleia Nacional chilena, distinguiu-se por seu talento como orador. Encarregado de inúmeras missões diplomáticas no estrangeiro, foi nomeado ministro do exterior e, posteriormente, do interior, na presidência de Domingo Santa Maria (1881-1886).

Quando ocupou a pasta do interior, caracterizou-se por medidas de cunho liberal. Instituiu o casamento civil obrigatório e os cemitérios leigos. Eleito para a presidência da República em 1886, pôs em execução um vasto plano de obras públicas e de instrução. Adotou uma política liberal progressista, a qual suscitou forte oposição no Congresso Nacional, formado, em sua maioria, por representantes da oligarquia. Daí decorreu uma guerra civil, encabeçada por um triunvirato de parlamentaristas. As forças que o apoiavam foram derrotadas nas batalhas de Concón e Placilla em 1891. Em decorrência, foi obrigado a entregar o governo ao general Manuel Baquedano, chefe do exército. Em seguida, suicidou-se.

chile-balmaceda2


 

 


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados