avila-camacho1Ávila Camacho

Manuel Ávila Camacho nasceu no dia 24 de abril de 1897, na localidade de Teziutlán, Puebla, México. Morreu no dia 13 de outubro de 1955, na Cidade do México.

Nasceu no seio de uma família de classe média. Ainda jovem, entrou para o exército. Aos 17 anos, já era suboficial de cavalaria. Em 1914, lutou na Revolução Mexicana, atingindo o posto de general, após se distinguir na defesa de Morélia, capital do Estado de Michoacán, contra as forças sublevadas de Adolfo de la Huerta. Na década de 1930, ocupou vários postos governamentais, entre os quais o de ministro da Defesa Nacional. Apoiado pelo então presidente Lázaro Cárdenas del Río, elegeu-se presidente do país em 19410, ficando no cargo até 1946.

Durante o seu mandato teve de enfrentar as dificuldades decorrentes da Segunda Guerra Mundial. Depois do afundamento de dois navios mexicanos carregados de petróleo no Golfo do México por submarinos alemães, declarou guerra às potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) em 22 de maio de 1942. Além disso — e dando início a um período de boas relações com os Estados Unidos —, apoiou o esforço de guerra iniciado pelos americanos. Também restaurou as relações diplomáticas com o Reino Unido e com a Rússia. Na política interna, protegeu a classe operária, criando a segurança social em 1943. Também prosseguiu com a refirma agrária. Após o mandato presidencial, retirou-se definitivamente da política.

Outros mexicanos famosos
Alfonso Cuarón (cineasta) — Linda Christian (atriz)



 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados