francisco-de-assis1Francisco

06/11/2016 — Chegou às bancas de jornais o DVD contendo o filme “Francisco — Arauto de Deus”, uma biografia do São Francisco de Assis, um dos santos mais populares da Igreja Católica. Originalmente, o filme foi lançado em 1950. Ele reúne histórias do início do trabalho humanitário do santo, que, depois de uma adolescência irrequieta e mundana, decidiu abandonar tudo para se dedicar à vida religiosa. Fundou a ordem mendicante dos frades menores, mais conhecidos como “franciscanos”. Essa ordem renovou o catolicismo em sua época. O filme é dirigido pelo cineasta Roberto Rossellini. Ele teria feito o trabalho para aplacar a fúria dos religiosos italianos. Junto com o DVD veio um livreto com todos os detalhes do filme.

GIOVANNI DI PIETRO DI BERNARDONE — Nome de batismo do São Francisco de Assis, nascido no dia 05 de julho de 1182, na cidade de Assis, Úmbria, Itália. Morreu no dia 03 de outubro de 1226, na mesma cidade. Filho de comerciantes abastados, viveu a criancice e a adolescência num completo fausto. Na idade adulta, passou a viver ao estilo francês, com muitas orgias e festas. Em 1202, alistou-se como soldado na guerra que a cidade de Assis movia contra a cidade de Peruggia. Capturado, ficou preso durante um ano à espera de um resgate. Em 1205, tentou novamente a carreira das armas, participando da guerra que o papa de então — Inocêncio III — movia contra o Frederico II, imperador sacro-romano.

De volta da guerra, ao invés de tornar aos costumes habituais, preferiu se retirar para uma caverna para meditar. Foi aí que decidiu largar tudo e começar na vida religiosa, amparando os fracos, os doentes e os oprimidos. Como missionário, a sua palavra começou a ser difundida em vários cantos da Itália. Em 1219, foi ao Egito, durante a V Cruzada empreendida pelos católicos. Fundou a ordem dos franciscanos, sob o manto da qual continuou a sua pregação e o seu despojamento quanto aos bens materiais. A ordem cresceu e, ao longo dos anos, se espalhou por todo o mundo católico. Seus anos finais de vida foram passados com muita paz interior. Morreu precocemente aos 44 anos de idade, mas deixou uma obra fantástica. Canonizado no dia 16 de julho de 1228, tornou-se um dos santos mais populares da igreja.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados