Padre Victor

15/11/2015 — Cerca de trinta mil pessoas, segundo os organizadores, acompanharam a cerimônia de beatificação do Padre Victor em Três Pontas, no sul de Minas Gerais. O religioso é o primeiro ex-escravo brasileiro a receber a beatificação. O papa Francisco reconheceu, este ano, um milagre atribuído ao padre. Uma mulher fez uma promessa e conseguiu engravidar, apesar de os médicos afirmarem que o fato seria impossível. A cerimônia de beatificação foi conduzida pelo chefe da Congregação das Causas dos Santos, o cardeal italiano Angelo Amato, designado pelo papa para a ocasião. Victor passa a ser o segundo beato mineiro. Ele se junta a Nhá Chica, também negra, beatificada em 2013.

padre-victor15aFRANCISCO DE PAULA VICTOR nasceu no dia 12 de abril de 1827, na cidade de Campanha, Minas Gerais. Morreu no dia 23 de setembro de 1905, na cidade de Três Pontas. Era filho de uma escrava. Seguia a profissão de alfaiate, quando a sua cidade recebeu a visita do bispo de Mariana, então a maior autoridade religiosa da região. Manifestou ao prelado a sua vontade de entrar para a vida religiosa, sendo recebido, em 1849, no seminário daquela cidade. No dia 14 de junho de 1851 foi ordenado padre e regressou para a sua cidade natal. Em 1852, foi transferido para cidade de Três Pontas, onde foi pároco por cinquenta e três anos. O início do seu magistério foi muito difícil.

Os clérigos tradicionais não aceitavam a ideia de conviver com um padre negro. Mas, com o tempo, ele foi conseguindo a simpatia da população por causa do seu trabalho pastoral e da dedicação aos problemas dos pobres. Em 1992, um grupo de católicos protocolou no Vaticano um processo em que pedia a beatificação do padre. O documento relatou um milagre feito por ele. Segundo o relatório, uma mulher havia sido desenganada pelos médicos em sua pretensão de ser mãe. Ela não tinha, clinicamente, condições para gerar uma criança. Por intersecção do religioso, porém, a mulher teria conseguido realizar o seu sonho. O processo tramitou até 2015, quando o papa Francisco reconheceu o milagre e aprovou a beatificação.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados