alcoforado1Mariana

MARIANA ALCOFORADO nasceu no dia 2 de abril de 1640 e morreu no dia 28 de julho de 1723, na cidade de Beja, Baixo Alentejo, Portugal.

Sóror, ingressou na vida religiosa aos vinte anos. Tornar-se-ia conhecida como autora de cinco cartas de amor, publicadas no início de 1669 pela Livraria Barbier, em tradução para o francês. Conhecidas como Cartas Portuguesas, as missivas alcançaram grande sucesso, atestado pelas rápidas reedições de seu conteúdo. Tais cartas de amor teriam sido escritas e endereçadas ao capitão Noël Bouton, depois Marquês de Chamilly, oficial francês que comandava um regimento próximo à sua cidade natal entre 1663 e 1667. Ela o teria visto do terraço do convento onde morava durante algumas manobras dos militares.

Apaixonaram-se. Ele, então, passou a visitá-la. Quando o escândalo se alastrou, o oficial foi obrigado a retornar para a França, temeroso de possíveis represálias da família da moça, uma das mais tradicionais de Portugal. Prometeu, entretanto, buscá-la. Durante a sua vã espera, ela teria escrito as cartas, nas quais conta as suas esperanças e incertezas. Os críticos — entre eles JEAN-JACQUES ROUSSEAU e ALEXANDRE HERCULANO — encontraram algumas contradições entre o texto das cartas, que é de excepcional qualidade literária, e aquilo que se sabe da autora. Daí, a suposição segundo a qual o tradutor — o Conde de Guilleranges —, a partir das verdadeiras cartas, tenha inventado e composto o texto primitivo, cujos originais desapareceram.

Clique AQUI para ver as cartas


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados